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Empoderamento de raparigas com deficiências através da educação
(Ardnas)

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Em anos recentes, pesquisas feministas destacaram assuntos que afectam raparigase mulheres, em várias esferas. Quando se trata de raparigas e mulheres comodeficiências, notamos que no âmago do movimento das mulheres em geral, elascontinuam invisíveis. Encaram uma situação de dupla discriminação, querdevido às barreiras impostas pela deficiência, quer devido ao facto de serrapariga/mulher. A Índia é um país vasto, com uma população de mais de ummilhão e 2,19% são pessoas com deficiências (Census, 2001). Dentre apopulação total portadora de deficiências, 93,01% são mulheres (idem). Nasociedade indiana, onde a prática da igualdade de género se tornou umaconvenção, pode-se imaginar a situação destas raparigas. São consideradaso grupo mais isolado, marginalizado e escondido. Devido ao cenário culturalenviesado e a limitados recursos ao nível nacional, comunitário e familiar,é considerado mau investimento o gasto com a educação de uma menina,adolescente ou mulher com deficiência(s) para as reabilitar para que possam ser integradas na comunidade como membros iguais e com capacidade de produção. Por isso, torna-se necessário encontrar um espaço para elas. Isto pode ser conseguido fazendo-se uma opção importante: empoderamento das raparigas através da educação. Emporderamento significa dar aos indivíduos poder para tomarem decisões em assuntos que lhes digam respeito, em relação com o auto-desenvolvimento. Significa estatuto igual para as mulheres. Empoderar mulheres sócio-economicamente, através da consciencialização dos seus direitos e deveres, do acesso aos recursos, é um passo decisivo em direcção á aquisição de segurança para elas. Empoderamento inclui maiores níveis de literacia e de educação para as mulheres, melhores cuidades de saúde para mulheres e crianças, detenção igual de recursos produtivos, aumento da participação no sector comercial e económico, consciência dos seus direitos e responsabilidades, melhores condições de vida e aquisição de auto-confiança, auto-estima e dignidade. A educação é um processo de treino do desenvolvimento do conhecimento, das aptidões, da mente, do carácter, etc., especialmente através da aprendizagem, ensino e treino formais. A educação desempenha um papel vital no empoderamento das raparigas. Torna-as pró-activas no que concerne a encontrar a sua vocação e a procurar informação, e também as ajuda a tomar decisões, e em última instância torna-as auto-confiantes, autónomas tanto quanto possível. Para empoderar raparigas com deficiências a educação age como factor chave, não se podendo ignorar o seu papel. 50) { oFrame.height = height + 50; } // IE solution } else if (navigator && navigator.userAgent && navigator.userAgent.indexOf("MSIE") != -1 && emailbody) { var oBody = emailbody.document.body; var height = oBody.scrollHeight + (oBody.offsetHeight - oBody.clientHeight); if (height > 50) { oFrame.style.height = height + 50; } } } } // -->



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