BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


O Brasil não tem pedagogia. Tem modismo pedagógico
(Nelson Valente)

Publicidade
O Brasil não tem uma pedagogia. Tem modismo pedagógico.

(*) Nelson Valente


m nome de uma pedagogia – construtivismo – alfabetizamos nossas crianças, nossos jovens, nossos velhos em nome de um modismo educacional em regime falimentar, pelo excesso do paradigma psicológico.O Brasil não tem uma pedagogia. Tem várias, sobrepostas muitas vezes sem conexão umas com as outras. A história da pedagogia brasileira é uma espécie de colagem de modelos importados, que resulta em um quadro sem seqüência bem definida.Não existe uma pedagogia "pura", ou seja, sem influência de outras pedagogias ou do contexto social em que se desenvolve.Última moda é o construtivismo, que nem é método pedagógico, mas sim um conjunto de teorias psicológicas sobre as estratégias utilizadas pelo ser humano para construir o seu conhecimento. Afinal de contas, o que é construtivismo ? Mais do que uma pedagogia. É uma teoria psicológica que busca explicar como se modificam as estratégias de conhecimento do indivíduo no decorrer de sua vida.Surgiu a partir do trabalho do pesquisador suíço Jean Piaget (1896-1980), que mostrou que o ser humano é ativo na construção de seu conhecimento (daí o termo construtivismo) e não uma "massa disforme", a ser moldada pelo professor. No Brasil essa teoria é também muito influenciada pela Argentina Emília Ferreiro ( que estudou como as crianças constroem o conhecimento da leitura e da escrita) e do russo L.S.Vygotsky ( que ressalta a influência dos outros e da cultura no processo de construção do conhecimento). Essas teorias mais recentes costumam ser agrupadas sob a denominação Construtivismo Pós-piagetiano.Derruba a noção clássica do erro, pois demonstra que criança formula hipóteses sobre o objeto de conhecimento e vai "ajustar" essas hipóteses durante a aprendizagem – portanto o erro é inerente a esse processo. No Brasil, o termo é muitas vezes usado de forma incorreta.O grave é que vamos continuar aguardando pelo milagre da revisão dos cursos de educação, a maior prova de que há pouca gente empenhada no aperfeiçoamento da educação brasileira, com vistas aos tempos com que todos sonhamos.Enquanto isso, sofremos de analfabetismo funcional.
(*) é professor universitário, jornalista e escritor



Resumos Relacionados


- Pedagogia Do Oprimido

- Construtivismo Na Educação

- A Pedagogia Da Esperança

- Erro E Fracasso Na Escola

- Construtivismo: Limites E Possibilidades



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia