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A selecção de Conteúdos
(António Duarte Cunha)

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Este estudo exploratório procura saber que critérios de selecção de conteúdos utilizam os professores de língua portuguesa do 2.º ciclo no projecto curricular de turma, no âmbito da reorganização curricular que entende a escola como plataforma fundamental de acção educativa através da elaboração de projectos curriculares que, por sua vez, territorializam o currículo nacional e atribui aos professores autonomia e poder de decisão no que diz respeito à organização e gestão do currículo, dentro dos limites estabelecidos pela Administração. Deste modo, esta investigação procura responder à seguinte questão: Na selecção dos conteúdos para o projecto curricular de turma, os professores de Língua Portuguesa do 2.º ciclo do Ensino Básico, atribuem significado acrescido aos critérios de ordem pedagógica?No quadro teórico constam dois capítulos que correspondem respectivamente à análise do conceito de currículo, bem como as teorias curriculares que lhe estão subjacentes, suas características, o que as aproxima e distancia, suas implicações no campo educativo, e à discussão dos conteúdos curriculares, nomeadamente a sua conceptualização — o que são, como se seleccionam e como se organizam — enquanto componente fundamental do processo de desenvolvimento curricular e abrindo caminho para o espaço de tomada de decisão que os conteúdos exigem. No que diz respeito à metodologia, apresenta-se o modelo de recolha de dados. Para tal, adoptamos o modelo de Estrela (1994) construindo na fase dinâmica um inquérito por questionário sobre a selecção, sequenciação e organização dos conteúdos. Na fase da organização dos dados recolhidos, após a sua apresentação, procedemos à sua interpretação.O trabalho apresentado realça, entre outros, o posicionamento dos professores em relação aos critérios de selecção dos conteúdos e destaca a possibilidade de se articularem os conhecimentos com a natureza do conhecimento escolar, numa altura em que se discutem as aprendizagens realizadas pelos alunos o os conhecimentos que revelam em estudos de “pilotagem educativa”. Aponta ainda este trabalho para a necessidade de se discutirem os conteúdos na perspectiva de uma sociedade cada vez mais multicultural e através da lógica das competências que, como refere Pacheco (2005), claramente se inscrevem sob o desígnio de tornar a escola cada vez mais funcional e competitiva porque arpoada pelos contextos socioeconómicos e laborais.



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