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Roquette-Pinto
(Ruth Pepa)

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A rádio difusão no Brasil - A contribuição de Edgar Roquette-Pinto

Edgar Roquette-Pinto foi médico, antropólogo, poeta e professor. Nasceu em 25 de setembro de 1884, na cidade do Rio de Janeiro, e faleceu na mesma cidade em 18 de outubro de 1954. Aos 21 anos formou-se em medicina e, em 1912, deixou a profissão para realizar excursões pelo Mato Grosso junto com o sertanista Cândido Rondon.Sua vida se modificou completamente em 1922, quando se comemorava o Centenário da Independência do Brasil. A antiga capital federal recebeu naquele ano a visita de empresários americanos que pretendiam demonstrar os avanços da Radiodifusão, a nova “coqueluche” nos EUA. Roquette-Pinto deslumbrou-se com a demonstração do alcance deste novo veículo de comunicação pelos americanos, os quais instalaram uma antena transmissora no pico do morro do Corcovado, na cidade do Rio de Janeiro, onde hoje se encontra o Cristo Redentor.Na primeira transmissão, o presidente Epitácio Pessoa fez um discurso que foi ouvido na vizinha Niterói, em Petrópolis e em São Paulo, onde foram instalados os aparelhos receptores. Naquele momento, Roquette-Pinto percebeu que ali estava um meio de comunicação importante para educar o povo brasileiro. Foi com este intuito que, em 1923, fundou a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Além do seu trabalho para desenvolver a Rádio Educativa no país, Roquette-Pinto exerceu o magistério, sendo inclusive recebido na academia brasileira de letras por ser, ao mesmo tempo, “um professor de alta ciência e educador popular”. Para ele, o rádio era o meio de democratizar a educação e a cultura, em suas próprias palavras transcritas no texto de Rui Castro. O rádio é a escola dos que não tem escola. É o jornal de quem não sabe ler; é o mestre de quem não pode ir à escola; é o divertimento gratuito do pobre; é o animador de novas esperanças, o consolador dos enfermos e o guia dos sãos - desde que o realizem com espírito altruísta e elevado. (CASTRO, 2002, p. 10).Ao conceber a necessidade de se democratizar a educação brasileira, Roquette-Pinto não poderia deixar de participar do Movimento de Renovação Educacional do País que, em 1932, publicou o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, assinado por ele juntamente com outros 25 intelectuais que acreditaram na possibilidade de se ofertar uma educação de qualidade para a população brasileira. Por acreditar na possibilidade de se democratizar a educação por meio de programas educativos, Roquette-Pinto é considerado o precursor da educação à distância no Brasil, cujo início é marcado cronologicamente pela fundação da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, em 1923. Roquette-Pinto, vê na radiodifusão um meio para solucionar o problema educativo brasileiro, propondo em 1926 a fundação da uma rádio-escola em cada Estado, bem como a mobilização das pessoas instruídas das comunidades em benefício da educação dos pobres. (PAIVA, 1987, p. 93). Entre os programas educativos que fizeram uso do rádio encontra-se o “Projeto Minerva” que chegou a atingir um público matriculado em telepostos da ordem de 120.000 alunos. Dados como demonstram a importância do uso desse meio tecnológico para se disseminar projetos educativos e, ao mesmo tempo, demonstram a importância de Roquette-Pinto para o desenvolvimento da educação a distância no Brasil.



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