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Similaridades entre as teorizações curriculares de Ralph Tyler e Michael Apple (mimeo: PUC-Rio)
(Pablo Silva Machado Bispo dos Santos)

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Neste ensaio Pablo Silva Machado Bispo dos Santos almeja realizar uma análise sobre pontos de convergência existentes na teorização curricular de Ralph Tyler e Michael Apple, utilizando como fontes principais excertos das obras Ideologia e Currículo e Princípios Básicos de Currículo e Ensino, procurando demonstrar que, muito embora em certos aspectos esses teóricos partam de perspectivas diversas, em outros aspectos tais teorizações não seriam necessariamente antagônicas, ou mesmo diferentes, especialmente no que se refere às relações entre política e pedagogia presentes no escopo de ambas as obras. Cabe mencionar que Tyler é conhecido por procurar apresentar uma teoria curricular pautada em aspectos ligados à centralidade da técnica, no que se refere ao planejamento pedagógico e administrativo de escolas e salas de aula. Já Michael Apple é conhecido na literatura do Campo Educacional como um autor da teoria crítica, e em sua teoria curricular, este teria como principal objetivo demonstrar o modo como a ideologia penetra nos espaços escolares pela via do currículo e dos programas de ensino e vem desta forma a configurar estes espaços. Nesse sentido, o autor tenta demonstrar (com bastante sucesso, aliás) que em alguns momentos teríamos na teorização de Apple (em especial em Ideologia e Currículo) elementos teóricos ligados àprescrição de normas técnicas aos educadores ao mesmo tempo em que em alguns elementos teóricos da obra de Tyler examinada (Princípios Básicos de Currículo e Ensino), seria possível perceber por parte de tal autor um esforço no sentido de realizar uma espécie de crítica da ideologiasubjacente (e de certa maneira tornada concreta ) aos currículos escolares. Assim, Pablo ilva Machado Bispo dos Santos preocupa-se nesse ensaio em trazer subsídios teóricos que permitam ao leitorir para além de categorizações tais como: crítico e tecnicista, visando a uma desmistificação a respeito dos objetivos e do impacto da produção desses autores no Campo teórico do Currículo.



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