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Jean Jacques Rouseau
(Pablo Silva Machado Bispo dos Santos)

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Jean Jacques Rousseau, nasceu em Genebra , a 28 de junho de 1712 , filho de Isaac Rousseau e Suzanne Bernard cujo falecimento ocorrera no parto de Rousseau , era de uma família pobre . Com a morte de sua mãe , pai e filho viveram muito tempo do culto a Suzanne e os dois devoraram uma grande coleção de romances que ela deixara . Os romances deixaram traços marcantes no caráter do menino , liam muitas obras e peças . O rumo dessa educação foi interrompido por um incidente cujas conseqüências tiveram influência decisiva na vida do menino , não participando mais da vida do filho . Jean Jacques ficou sob a tutela do tio Bernard , que o enviou para Bossey a fim de estudar com o ministro Lambercier . Em Bossey , viveu os prazeres de estar em contato com a natureza . Sonha com ser ministro evangélico , mais os recursos econômicos deixados pela mãe não permitiam a continuação dos estudos nesse sentido . Fora em Annecy , que encontrara uma senhora muito caritativa , era uma senhora devota , Jean Jacques tornou-se imediatamente seu protegido . estudou música , na qual se tornou professor , ajudou em trabalhos de medicina e alquimia e principalmente , lia muito . Entre suas amizades está o filósofo Condillac ( 1715 – 1780 ) e Denis Diterot( 1713 – 1784 ) , que lhe encomendou vários artigos sobre música para a Enciclopédia . Em 1745 , liga-se a Thérése Levasseur com a qual teria cinco filhos , todos entregues a orfanatos , porque achava que não poderia cuidar deles sendo pobre e doente . O remorso por isso , será seu companheiro para o resto da vida . · Projeto de Educação M , de Sainte Marie ( 1740 ) .· Discurso sobre as Ciências e as Artes ( 1749 ).· A Nova Heloísa ( 1756 ) , obra bem típica de sua personalidade romântica .· Emílio e Contrato Social ( 1757 ) , duas obras teóricas que marcarão toda a história da teoria política e da Pedagogia . esses dois livros publicados em ( 1762 ) são considerados altamente ofensivos as autoridades , inicia-se assim período mais negro de sua vida , na qual passa a ser perseguido , sendo obrigado a se refugiar-se em outros lugares , ( a mania de perseguição começa a apresentar os primeiros sintomas ).· Os Diálogos , Rosseau , juíz de Jean Jacques ( 1765 )· Devaneios de um Caminhante Solitário ( 1776 ) Em 1778 , falece em 2 de Julho e é enterrado na Ilha dos Choupos , em Ermenonville . Durante a Revolução Francesa , seus restos mortais serão colocados no Panteão . Sua filosofia encontra-se nos discursos Sobre Ciência e as Artes e sobre as origens da desigualdade , neles Rousseau desenvolve a antítese fundamental entre a natureza do homem e os acréscimos da civilização . A civilização é vista por ele como responsável pela degeneração das exigências morais mais profundas da natureza humana e sua substituição pela cultura intelectual . Segundo Rousseau , o homem natural é dotado de livre arbítrio e sentido de perfeição . O retorno a pureza da consciência natural é o dever fundamental de todo homem . Rousseau aponta o sentimento como o verdadeiro caminho para a penetração na essência da interioridade , via a natureza como fonte da felicidade humana , formulando a concepção de que ela só pode ser compreendida pelo sentimento e não pela razão . O Emílio é um ensaio pedagógico sob forma de romance e nele Rousseau procura traçar as linhas gerais que deviam ser seguidas com o objetivo de fazer da criança um adulto bom, os objetivos da educação , para Rousseau , comportam dois aspéctos :o desenvolvimento das potencialidades natirais da criança e seu afastamento dos males sociais . É necessário contudo , preparar esta criança desde jápara o seu futuro . Em todas as obras de Rousseau , os processos educativos , tanto quanto as relações sociais , são sempre encaradas do ponto de vista centralizado na noção de liberdade , entendida por ele como direito e dever ao mesmo tempo :Todos nascem homens e livres. A liberdade lhes pertence e renunciar a ela é renunciar a própria qualidade e condição de homem .ParaRousseau , a lei , como ato de vontade geral e expressão da soberania , é de vital importância , pois determina todo o destino de um Estado . A realização concreta do eu comum e da vontade geral , implicam necessariamente um contrato social , ou seja , uma livre associação de seres humanos inteligentes , que deliberadamente resolvem formar um certo tipo de sociedade , à qual passam a prestar obediência . O contrato social , seria , assim , a única base legítima para uma comunidade que deseja viver de acordo com os pressupostos da liberdade humana . O homem seja naturalmente bom , ele é constantemente ameaçado por forças que não só o alienam de si mesmo , como podem transforma-lo em tirano ou escravo .Rousseau não terá sido um filósofo no sentido mais estrito do termo . seu pensamento procede antes pela expressão de intuições resultantes da paixão permanente com que viveu todos os problemas da existência mais comum , como também os da cultura no nível superior da idéias .



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