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A dialética em Moacir Gadotti
(Pablo Silva Machado Bispo dos Santos; Ricardo Gancz)

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A perspectiva dialética de Moacir Gadotti consiste numa tentativa de aplicar as categorias do materialismo histórico marxista à educação, tendo como pano de fundo o processo dialético proposto por Marx na crítica da economia política, ou seja, parte do pressuposto que as idéias pedagógicas passam necessariamente pelas fases da tese, antítese e síntese, num eterno e indefinido devir cíclico. E sua obra principal (A História das Idéias Pedagógicas), o autor acaba por dar como pressuposto aquilo que precisamente a sua obra deveria provar, ou seja, a premissa de que as idéias pedagógicas se sucedem de acordo com o processo dialético marxista. Nesta lógica silogística, necessariamente estaria embutida a idéia de que o processo dialético subjaz à realidade das idéias (aliás como pensar em um idealismo concreto sem utilizar a categoria marxista de concreto-pensado). Com isso, acaba-se por estabelecer uma dialética sem contraponto, posto que uma discussão de um único interlocutor não permite outra via que não o esgotamento da capacidade dialógica de quem discursa, posto que não é possível um diálogo entre uma única visão possível da realidade, o que precisamente este autor tenta realizar em sua obra. Deste modo, transpondo para a realidade educacional esta espécie de dialética mutilada, temos aí todo o substrato necessário para uma visão filosófica que não é nem historicista, nem política, nem tampouco crítica, mas antes trata-se de uma visão reducionista, arbitrária e impositiva de uma perspectiva monolítica de pensamento, travestida no entanto de crítico-dialética.
Para Moacir Gadotti, a única possibilidade de educar cidadãos críticos e reflexivos é a partir do método dialético aplicado à educação. Porém como a perspectiva dialética de Gadotti se enquadra em uma perspectiva monolítica, torna-se difícil compreender de que maneira o educando viria a se apoiar em uma filosofia dialética na medida em que o próprio método dialético esposado pelo autor acaba por não possibilitar o fundamento primeiro da educação, que seria o de, através do diálogo levar o educando a refletir criticamente sobre sua realidade e deste modo vir a realizar o que o autor chama de verdadero aprendizado.



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