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A História da Educação e a Educação Medieval
(Pablo Silva Machado Bispo dos Santos)

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O presente artigo é dirigido a todos os leitores do Shvoong, mas dedicados especialmente a meus alunos de uma Universidade Brasileira. Este é um texto que pretende abordar alguns aspectos do estudo da História da Educação, especialmente no que se refere ao período medieval.
A História da Educação é a parte da ciência histórica que vai estudar as mudanças no fenômeno educativo ao longo do tempo. Vários são os objetos de estudo da História da Educação. Alguns destes são: História das Práticas Educativas, História da Profissão Docente, História das Idéias Pedagógicas e História das Instituições Educativas. Durante meus cursos de História da Educação opto por abordar alguns tópicos do estudo da História dasInstituições Educativas e da História das Idéias Pedagógicas. Isto é feito por acredita que estes tópicos são os mais apropriados para queo estudo da História da Educação se inicie entre os alunos de graduação (sobretuDd os que estão se graduando em Pedagogia).
Quanto ao Período Medieval, destaco alguns apontamentos no presentetexto. Conforme sabemos a Idade Média se inicia no Século IX. Nesta época podemos dizer que os fundamentos da Educação como a conhecemos no Ocidente são colocados.É nesta época que a Igreja Católica toma maior força, e de modo bastante marcante reorganiza a filosofia e os demais conhecimentos que viriam a seguir a partir dela. Os primeiros processos educativos organizados são criados pela Igreja, e esta constrói escolas para formar sacerdotes e transmitir assim a doutrina da Igreja ao longo do tempo. Um dado curioso diz respeito por exemplo, à palavra professor. Quando ela começa a ser utilizada (mais ou menos no Século 8), esta dizia respeito ao sacerdote que ao professrar a sua fé iráfazer com que outros também possuam(ou professem ) esta fé. Em muitos casos esta idéia permanece até os dias atuais.
Na Idade Medieval (cujos registros históricos vão se referir à Europa) a Sociedade era Feudal e Agrária. Significa dizer que todas as pessoas viviam no campo, pois ainda não haviam cidades conforme as conhecemos hoje em dia. Esta vida no campo era dura e difícil para os camponeses, que trabalhavam muito e eram obrigados a partlhar boa parte do que ganhavam com a Igreja e com os donos da terra (senhores feudais). Nesta época, grande parte da população camponesa (senão toda ela) era analfabeta e não recebia nenhum tipo de instrução que não fosse a do catecismo nas Igrejas. Os religiosos e (alguns) nobres eram as únicas pessoas que estudavam a esta época.
Os documentos que se referem aos séculos que vão do século 9 ao século 1 mostram que mulheres e crianças não possuiam os mesmos direitos dos homens, e que estes direitos em se tratando de camponeses eram muito reduzidos.
As transformações sociais na Idade Média eram muito lentas. Como exemplo disto temos o fato de que somente após dois séculos de Idade Média começam a surgir as primeiras cidades, construídas em torno dos castelos, e delimitadas por altos muros (no filme o Nome da Rosa isto pode ser visto concretamente).
Este é um texto pequeno e introdutório. Nos próximos textos será possível acompanhar detalhes da Educação Medieval e influências deste período presentes até os dias de hoje.



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