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Amazônia, terra prometida
(Leonardo Coutinho)

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Essa é a história dos judeus sefaraditas que emigraram para o Pará e o Amazonas. Essa matéria foi publicada na revista Veja do dia 8 de março de 2006. Em 1630, quando Pernambuco foi tomado pelos holandeses, os judeus chegaram a constituir cinquenta por cento da população brasileira. No início do século XIX, judeus marroquinos emigram para a Amazônia, atraídos pela propaganda de liberdade de culto. A assimilação desses sefaraditas(como são chamados os judeus do norte da África) foi tanta que, atualmente, a proporção de descendentes de judeus entre a população branca da Região Norte é a maior do país.[BR] Uma investigação genética dos brasileiros feita pela Universidade Federal de Minas Gerais mostra que dezesseis por cento da população da Amazônia branca tem algum judeu entre seus antepassados. É uma proporção muito maior do que a exibida por São Paulo e Pernambuco. Nos primeiros anos do século ,. só entraram no Brasil sefaraditas do sexo masculino, 0s mais ricos abriram lojas de secos e molhados. A maioria, porém, se tornou caixeiro-viajante e trocavam mercadorias por produtos da floresta, como látex. Só traziam a família ou se casavam com judias depois de enriquecer. Enquanto não enriqueciam, faziam como os portugueses: amancebavam-se com as índias, caboclas e até mesmo mulheres brancas católicas. Assim, a miscigenação fez com que os laços com a cultura hebraica fossem completamente perdidos nas gerações seguintes. Muitos nem sequer sabem que são descendentes de judeus. 0utros, ainda, se dizem judeus, mas praticam o cristianismo. 0 êxito financeiro dos imigrantes provocou uma onda de anti-semitismo no século XiX e início do século XX. Há relatos de ataques de residências e lojas de imigrantes entre 1889 e 1901.[BR] Para fiscalizar o cumprimento das normas religiosas, Shalom Emanuel Muyal foi enviado à região, em 1908. Dois anos depois de chegar a Manaus, morreu por causa de uma doença tropical. Muyal foi enterrado num canto do principal cemitério de Manaus(lá não havia cemitério judaico naquele tempo) e sua sepultura tornou-se alvo de peregrinações dos católicos, que passaram a considerá-lo milagreiro. Ele se tornou o santo judeu dos católicos da Amazônia!



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