BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Segredos da Voz - Postura no Canto
(Manuela de Sá)

Publicidade
Cap. III – POSTURA.
A boa postura consiste no alinhamento de todo o corpo, o qual determina o equilíbrio e a distribuição do peso corporal. Esse posicionamento correcto do corpo faz com que as tensões musculares sejam transferidas para zonas aptas a receber sobrecargas e não se instalem em zonas delicadas como a faringe, laringe, mandíbula e zona cervical. O cantor deve sentir presente todo o seu corpo, tornando-o muito mais participativo no processo neuro-muscular e de ressonância. Como exemplo de má postura temos um cantor com os ombros em rotação interna, com as cervicais em flexão e a coluna em cifose dorsal. À primeira vista parece-nos que está relaxadíssimo, mas com esta postura o cantor vai sentir dores musculares ao fim de pouco tempo e “encravar” toda a tensão e chamada de tónus na zona laríngea; também não está em posição de fazer uma boa ventilação respiratória. Deve procurar uma postura que se harmonize com as curvaturas naturais da coluna vertebral (zona cervical ligeiramente inclinada para trás, zona dorsal ligeiramente inclinada para a frente e zona lombar ligeiramente inclinada para trás), descarregando o peso do tronco e cabeça no plano sacro-ilíaco. Assim os ombros estarão numa posição que permita uma ligeira aproximação das omoplatas, as cervicais alinhadas e o sacro-ilíaco em rotação de trás para a frente. A cabeça deve posicionar-se como se o cantor fosse puxado na zona occipital por um prumo, e não inclinando-a para a frente nem para trás. Esta postura permitirá ao cantor sentir vários músculos do seu corpo prontos a entrar em acção como complemento do apoio respiratório. De uma forma equilibrada e sã, favorecerá também a expansão da caixa torácica para boa ventilação, promovendo um sentimento de auto-confiança. Este alinhamento corporal deve ser estável mas não estático, dinâmico e não fixo, de forma a dar ao cantor sensações de tonicidade e não de tortura.



Resumos Relacionados


- Segredos Da Voz - Ressonância

- Segredos Da Voz - Respiração

- Dores Nas Costas

- Anatomia Orientada Para A Clínica

- Anatomia Orientada Para A Clínica



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia