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Messerschmitt Me 1101
(E.R. Hickel)

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Caça monoposto a jato Me P.1101 de 1944. Caça a jato impulsionado por uma turbina Junkers Jumo 004B, montada na barriga anterior da fuselagem e alimentada por uma tomada de ar central no nariz, num desenho posteriormente copiado nos jatos de pós-guerra Yak-17 ou Saab 29. A característica singular era a geometria variável das asas (primeira vez que era idealizada numa aeronave a jato). Algumas variantes do desenho apresentavam cauda em V ou então em T. Apenas protótipos foram completados e o projeto perdeu a preferência para o Focke-Wulf Ta 183, de modos que não vôou antes do fim da guerra. Alguns exemplares capturados pelos americanos foram enviados aos Estados Unidos onde embasaram o projeto da aeronave experimental Bell X-5, que foi utilizada com sucesso para investigação da geometria variável das asas. Na verdade o protótipo do P.1101 (assim como o X-5) não tinha real geometria variável pois o ângulo de inclinação das asas só podia ser ajustado em terra, porém a versão prevista para produção em série teria sim real geometria variável, com ajuste em vôo. O modelo Me 1101V-1 tinha uma turbina Jumo 004B com 900Kg de empuxo. A envergadura era de 8,25m e o comprimento de 9,15m. Suportava peso máximo de decolagem de 4.300Kg; atingia a velocidade máxima de 1.100Km/h, com alcance de 1.500Km e teto de 14.000m. A aeronave estava armada com dois canhões de 30mm.



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