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Ca-12 Boomerang
(E.R. Hickel)

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Caça moposto CA-12 Boomerang de 1942. Com a repentina
e aparentemente inevitável expansão japonesa a partir de 1941,
a Austrália encontrou-se sem caças modernos para se defender.
O CAC (Commonwealth Aircraft Corporation) Boomerang foi uma medida de pânico,
com o processo do desenho ao primeiro vôo feito em meros dois meses
e usando muitos componentes do Wirraway (um derivado do Texan/Harvard).
O primeiro CA-12 Boomerang vôou em maio de 1942, com duas unidades
de treinamento operacional recebendo as primeiras entregas no outubro seguinte.
Por esta época, a necessecidade desesperada pela aeronave já
havia passado, devido a chegada dos P-40 Kittyhawks e Spitfires. O Boomerang
vôou em dois esquadrões na Austrália (83 e 85) e nos
esquadrões 4, 5 e 84 em operações contra os japoneses
fora de solo australiano. A aeronave era inadequada para a função
caça (principalmente em combate com caças de escolta), mas
provou-se valiosa no ataque ao solo, em operações de apoio
ao exército aliado na Nova Guiné e Bougainville. Um total
de 250 unidades foram construídas, entre as versões CA-12,
CA-13, CA-19 e CA-14/A, esta última uma variante com motor turbocharged
que apareceu em 1943. O modelo Ca-12 tinha um motor R1830-G
com 1.200HP de potência. A envergadura era de 10,97m e o comprimento de 7,77m.
Suportava peso máximo de decolagem de 3.742Kg; atingia a velocidade máxima de
491Km/h, com alcance de 2.570Km e teto de 10.360m. A aeronave estava armada com
quatro metralhadoras de 7,69mm (calibre .30) mais dois canhões de 20mm.



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