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ARTIGO
(GRACILENE VASCONCELOS)

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A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NO DESENVOLVIMENTO DO INDIVÍDOU. Na visão, histórica-crítica a educação ocorre no âmbito das inter-relações do indivíduo com seu grupo social, culturalmente estruturado. Pela necessidade de relacionar-se e comunicar-se, o homem produz a linguagem, superando os seus próprios limites. Assim, desenvolvendo as capacidades de generalização e abstração do mundo a sua volta. A linguagem permite ao homem codificar e decodificar. Essa capacidade de representação dos objetos em signos e decodifica-los faz com que ele supere sua consciência sensível e passe para a consciência racional. Tudo esse desenvolvimento se dar por meio do trabalho constante no decorrer da sua vida. Segundo Luria (1988), “a função primária da linguagem muda à medida que aumenta a experiência educacional da pessoa”. A linguagem pode ser verbal e não-verbal e a escrita é o seu produto mais desenvolvido, pois não conta com quase nenhum elemento verbal (gestos, mímica etc.). A aquisição da escrita não é um produto puramente escolar, mas um longo processo de apropriação e construção por parte da criança. A leitura é uma atividade ligada à escrita, tendo como objetivo primordial sua compreensão. Ler não é apenas decodificar, é também atribuir sentido ao texto, é compreender, interpretar e saber fazer relações com a vida. Sendo a leitura muito importante e imprescindível na vida de uma pessoa é necessário o acesso a esse universo. Cabe aos educadores oportunizar diferentes leituras aos alunos e assim, estabelecer uma ampla rede de relações de indivíduos que buscam no universo da leitura o gosto, o aprendizado e a formação de cidadãos críticos, reflexivos e atuantes. É imprescindível que, criem diferentes oportunidades para levar aos seus alunos a ler. Tarefa não muito fácil, mas estudos mostram que é possível explorar esse universo e torna-la atrativa nas escolas com diferentes textos que usamos no dia-a-dia.
-MODALIDADES DE LEITURA:
*LER POR PRASER: em que são trabalhadas as obras de literatura infantil e infanto-juvenil em prosa e verso com objetivo de fazer interpretações e desenvolver a sensibilidade literária. *LER PARA SE INFORMAR: são textos de fontes variadas, como jornais, revistas, enciclopédias, o livro do aluno e textos indicados pelo professor.
*LER PARA ESTUDAR: o foco não deve ser apenas para avaliação, mas principalmente o registro, aquisição e construção do conhecimento. *LEITURA PRETEXTO: quando, o professor usa como recurso para produção de textos. Ex: fábulas, contos, desenhos, filmes, músicas, literatura de cordel e outros.
PROF. GRACILENE VASCONCELOS.



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