BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Insomnia é um pesadelo
()

Publicidade
TELEVISÃO Insomnia é um pesadelo (Marcelo Marthe) "Exibidos respectivamente pela RedeTV! e pela Gazeta, os programas Insomnia e Intrusos representam uma nova forma de caça-níquel na televisão. Diante de um cenário colorido, apresentadores com ares juvenis lançam charadas ao espectador. Por exemplo: quantas vezes a palavra ‘ovelha’ aparece dentro de um círculo. Enquanto os rapazes em cena fazem micagens e suas colegas dão gritinhos estridentes (até recentemente, a ex-apresentadora infantil Jackeline Petkovic fazia parte do primeiro programa) , o público é incentivado a ligar para um número de telefone e tomar parte num certo ‘concurso cultural’. Quem acumula mais pontos na gincana ganha o direito de entrar no ar para responder à tal charada - e concorrer a um prêmio que vai de 1.500 a 4.000 reais em barras de ouro. Seria apenas uma bobagem, não fosse um detalhe: toda vez que disca o número do programa, o espectador paga a tarifa salgada de uma ligação interurbana para celular (no caso, para Curitiba). E nem é preciso dizer que se faz de tudo para esticar as chamadas ao máximo. Depois de gastar uns dois minutos respondendo a um cadastro, a pessoa se submete a um sem-número de perguntas boçais. Coisas do tipo: ‘Qual é a cor da grama: rosa, verde ou roxa?’. Como se fosse gozação, uma voz feminina de vez em quando entra na linha para comunicar: ‘Parabéns, você está indo bem. Continue assim’. Insomnia (transmitido nas madrugadas de segunda a sábado e nas tardes de domingo) e Intrusos (que passa nas noites do fim de semana) são tão parecidos porque vêm da mesma fonte, a Cellcast, representante no Brasil de uma produtora inglesa especializada em atrações interativas de TV. A Cellcast compra horários nas emissoras para exibir esses programas - calcula-se que desembolse cerca de 300 000 reais por mês só pelo espaço na RedeTV!. Apesar de a audiência média não chegar a 1 ponto no ibope, é um negócio lucrativo. Primeiro deles a estrear por aqui, há sete meses, o Insomnia chega a proporcionar a cada mês 1 milhão de minutos em ligações e receita superior a 1 milhão de reais. Boa parte desse dinheiro vai para a operadora de telefonia que, segundo a Cellcast, patrocina o programa, a Brasil Telecom. Além de faturar com as ligações, ela tem ali uma vitrine para divulgar seu prefixo em estados que estão fora de sua cobertura. A Cellcast, claro, também embolsa um belo quinhão. Ao se auto-intitular ‘concursos culturais’, esses programas conseguiram contornar inicialmente a fiscalização por que passam outras atrações que distribuem prêmios. Mas eles já entraram na mira dos órgãos de defesa do consumidor. Suspeita-se que, apesar de não cobrarem taxas adicionais nas chamadas, esses serviços não diferem em essência do velho 0900 - os telessexos e afins que proliferavam anos atrás e sumiram ao ser enquadrados numa legislação que só permite que se disque para eles com autorização prévia do titular da linha de telefone. ‘Temos indícios de que esses serviços são abusivos’, diz Selma do Amaral, do Procon de São Paulo, que vem investigando esses programas devido às reclamações de consumidores que se surpreenderam com a facada em suas contas no fim do mês." Revista Veja – 23 maio de 2007 Marcelo Marthe http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=434ASP007



Resumos Relacionados


- A Verdade Sobre O Bbb

- Lista Renumerada !!

- Quem Mais Ganha No Brasil?

- Diário Gaucho

- Como Ganhar Dinheiro Na Internet



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia