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Nakajima J5N
(E.R. Hickel)

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Caça monoposto bimotor pesado J5N1 Tenrai (trovão divino) de 1944. No iníco de 1943, o Exército Japonês instruiu a Nakajima para desenvolver uma aeronave bimotor para a função de caça pesado interceptador, que pudesse conter as levas de B-29. As especificações eram para armamento pesado e velocidade máxima de 667 Km/h a 6.000 m. Baseado no J1N1 Gekko (Irving), a Nakajima projetou então o Tenrai, um caça interceptador de alto desempenho com armamento pesado. No entanto, como modelo experimental nunca atingiu o desempenho esperado (a velocidade máxima em vôo mal chegou a 597 km/h), a companhia não produziu nenhum modelo de série. Apenas seis protótipos foram construídos, sendo os dois últimos variantes biposto. Como não entrou em operação, nem foi detectado pelo serviço de espionagem, não houve codnome aliado para o J5N1. O modelo J5N1 tinha dois motores Nanjima NK9H Ho.21 com 1.990HP de potência cada. A envergadura era de 14,50m e o comprimento de 11,42m. Suportava peso máximo de decolagem de 7.200Kg; atingia a velocidade máxima de 620Km/h com alcance de 1.480Km e teto de 10.800m. A aeronave estava armada com dois canhões de 20mm mais dois canhões de 30mm.



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