BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


O EDUCADOR DIANTE DA INSERÇÃO DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
(Kelly Figueiredo Soares)

Publicidade
A introdução da informática na educação brasileira se deu por volta da década de 70 com a redução dos custos dos microcomputadores, assim, as escolas puderam ter acesso à informática e à princípio essa inserção deu-se lentamente. Naquela época os equipamentos tecnológicos eram grandes e ainda estavam em fase de expansão no mercado mundial. (SOUZA, 1999).
Com o passar dos anos, e com uma velocidade admirável, os computadores evoluíram e chegaram ao campo educacional e hoje está presente em muitas escolas. A informática tem-se adentrado na vida das pessoas e o computador, como afirma HAYDT (2001, p. 268) “...já faz parte de nossa vida cotidiana...” E pode ser utilizado para inúmeras finalidades, principalmente, no contexto escolar.
O campo da informática tem crescido e expandido-se no mundo, como afirma VELOSO (1997) citado por SOUZA (1999, p 20) “Os horizontes da informática são muito amplos...” Atualmente, vive-se numa era onde à cada dia, as mudanças tecnológicas têm surgido com inúmeras especializações e infinitas informações. E essas mudanças mundiais influenciam também na educação.
A informática na educação é uma realidade nas escolas, porém, é necessário que as mesmas estejam preparadas para enfrentar essa nova realidade, ou seja, é preciso preparar educandos conscientes de que precisam ter capacidade de aprender a utilizar essa tecnologia de forma a favorecer a articulação das informações entre as disciplinas.
Para se estar preparando esses alunos, o professor deverá estar apto para tal função, ou seja, precisa ser capacitado. Segundo MEC (1998, p. 51) “A integração do computador ao processo educacional depende da atuação do professor, que nada fará se atuar isoladamente...”
Não adianta a aquisição de excelentes equipamentos tecnológicos, se os professores não forem preparados para utilizar esses equipamentos. Quando o professor assume o papel de mediador dessa nova tecnologia, ele deverá se empenhar em busca de um processo de formação continuada. (MEC, 1998)
Existem justificativas para a introdução do computador no âmbito educacional que são determinadas pelo grau de utilização dessa tecnologia entre os professores. Atualmente, o uso da informática nas escolas tem sido muito discutida por estudiosos da educação. Quando se tem um acompanhamento mais individualizado, é possível acompanhar o desenvolvimento do aluno ao longo do processo educativo. É importante buscar resultados mais satisfatórios do que os que comumente tem-se encontrado nas atividades comuns e rotineiras das salas de aula.
A escola precisa garantir uma nova transformação do ensino dos dias atuais, para que se possa garantir uma pré-seleção dos programas e materiais necessários para a construção do saber. É importante que as salas de aula estejam preparadas para atender a demanda que a atual sociedade exige. Não adianta adquirir equipamentos de alta tecnologia se o espaço não for apropriado e se o professor não estiver preparado para dar proporcionar aos alunos a mediação entre esse mundo informatizado. Segundo MARQUES (1999, p. 172) “Na sociedade da informação, as novas articulações (...) exigem (...) uma sala de aula constituída...”
A educação deve estar embasada na informação, no conhecimento e no aprendizado e a informática é mais uma ferramenta que favorece o caminho do saber, representando um importante papel no cenário da educação, porém, não deve ter uma finalidade em si mesma, e sim ser uma ferramenta auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Cabe ressaltar que a informática propicia aos alunos conhecerem o mundo tecnólogico e avançado da sociedade em que se vive atualmente.

...o caminho mais curto e eficaz para introduzir nossas escolas no mundo conectado passa pela curiosidade, pelo intercâmbio de idéias e pela cooperação mútua entre todos os agentes envolvidos no processo. (FAGUNDES, 2004, p. 24)

Baseado em LOPES (2002) é possível que atividades que contenham conhecimentos básicos do computador favoreçam o desenvolvimento das áreas motora, cognitiva e afetiva desde que sejam articuladas. Hoje em dia, é possível a criança construir seu saber de forma interativa juntos aos computadores e para que isso ocorra, é necessário a construção de programas que sejam interdisciplinares. Está faltando maiores investimentos no sistema de ensino para que a criança possa ser estimulada a produzir textos utilizando o computador.
Segundo LOPES (2002, p. 134) “A informática deve ser utilizada como um recurso a mais e integrada a outros.” Não pretende-se aqui, articular que o computador deve ser o único recurso a ser utilizado pelo professor, porém, busca-se enfatizar a importância do educador estar utilizando-o de forma dinâmica e eficaz.
É muito importante que a criança domine o aprendizado da computação, pois, em breve, a informática dominará todos os segmentos do mercado mundial, e logo, a escola também será influenciada pela evolução tecnológica. Portanto, os Projetos Políticos Pedagógicos deverão ser reformulados com base na tecnologia mundial, como afirma BRASIL (1998):

É importante frisar que o uso do computador na escola só é eficaz quando norteado por (...) projeto pedagógico...(p. 80)

O uso da informática deve ser visto como um recurso adicional, pois, segundo OLIVEIRA (1997:127) “...este recurso pode ser um instrumento complementar ao trabalho do professor em sala de aula.” O computador pode ser utilizado como recurso de aprendizagem no desenvolvimento de atividades na sala de aula, lembrando que o mesmo não substitui a presença do educador.
Segundo OLIVEIRA (1997, p. 144) “...falta de definição do que é informática educativa faz com que haja uma compreensão equivocada...” Muitos educadores desconhecem as inúmeras formas de se utilizar o computador nas suas aulas.



Resumos Relacionados


- O Papel Do Educador Na Introdução Da Informática Na Escola

- A Informática Como Aprendizado

- Www.educatecno.com

- A Informática Na Educação

- O Papel Da EducaÇÃo A DistÂncia Na MatemÁtica Aplicada No Dia A Dia



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia