BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


A informática como aprendizado
(Kelly Figueiredo Soares)

Publicidade
A informática não pode ser vista apenas pelo lado da tecnologia, pois se a mesma não for trabalhada no conjunto, o objetivo maior que é a aquisição do aprendizado através da mediação homem X máquina deixará de ter sentido e não serão alcançados êxitos, conforme afirma GONÇALVES (1994):

a tecnologia é muito mais que apenas equipamentos, máquinas e computadores. A organização funciona a partir da operação de dois sistemas que dependem um do outro de maneira variada. (p. 672)

A informática educativa não pode ser compreendida de um dia para o outro, deixando claro, a importância da capacitação de professores para atender a inserção da mesma na educação. Por falta de informações adequadas, tem-se tido uma visão equivocada do papel da informática educativa.
O professor precisa estar aberto às mudanças para que as atividades sejam aproveitadas em todas as disciplinas da grade curricular.
Pensa-se que a “Informática na Educação” é um excelente tema para monografia, pois, proporcionará uma discussão de como a mesma tem sido vista no campo educacional e quais são os fundamentos necessários para uma boa utilização do computador em sala de aula favorecendo assim, a construção do saber de forma interativa e de acordo com os padrões de mudanças tecnológicos exigidos e vividos pela atual sociedade.
É de extrema relevância enfatizar que os educadores devem estar se preparando e preparando seus alunos para que possam conhecer e enfrentar as novas exigências dessa tecnologia que tanto avança no mundo em geral.
No mundo globalizado em que a escola está inserida, é de extrema importância que se tente substituir as idéias pedagógicas que não deram certo, ou seja, que se permita que as idéias tecnológicas façam parte do Projeto Político Pedagógico da escola. Segundo MELLO (2005, p. 20) é importante que “...a tecnologia da informação possa contribuir para tornar reais utopias pedagógicas tão antigas.”
Conclui-se que os avanços tecnológicos têm contribuído de forma qualitativa para o aprendizado auxiliado pelo computador e ainda tem favorecido a preparação dos alunos para serem cidadãos do século XXI. De acordo com RIBEIRO (2004, p. 40) “O uso do computador desde a Educação Infantil aumenta o interesse pela leitura e a escrita e introduz as crianças no mundo da informática.” Porém, para que haja a preparação dos alunos para o futuro, faz-se necessário a priorização da formação dos professores para que saibam garantir a utilização adequada dos computadores.



Resumos Relacionados


- A Informática Na Educação

- O Educador Diante Da InserÇÃo Da InformÁtica Na EducaÇÃo

- Www.educatecno.com

- O Papel Da EducaÇÃo A DistÂncia Na MatemÁtica Aplicada No Dia A Dia

- Era Digital Na Educação



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia