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A Educação Básica Pede Socorro
(Geraldo Ferreira da Paixão)

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Num país de tanta corrupção e desigualdades, temos que descortinar espaços para refletir um pouco sobre o sistema de ensino atualmente utilizado pelo governo brasileiro para atender as necessidades reais dos estudantes, especialmente aquelas ligadas ao ensino básico e fundamental, indispensável para a formação dos futuros gestores da nação - o reconhecimento do sucesso só é possível com uma base sólida, obtida no limiar da formação humana.
Há poucos dias, o sociólogo, professor e ex-secretário de educação de Minas Gerais João Batista dos Mares Guia proferiu palestra em Timóteo - MG para educadores, políticos e representantes de entidades representativas do município abordando este tema. Com muita clareza e propriedade, o ex-secretário ratificou o esforço que o MEC vem desenvolvendo no sentido de qualificar não só este nível de ensino, mas também os demais. O que se observa entretanto, e que precisa ser percebido e assimilado pelos gestores da educação brasileira, é que, os projetos e sistemas implantados para a melhoria do ensino, precisam estar ao alcance e serem acolhidos pela sociedade, o que em geral não tem acontecido, não só na educação, mas também em outras atividades da vida nacional.
O SAEB – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, foi implantado em 1988 pelo então presidente José Sarney, com o objetivo de orientar as políticas governamentais relativas à melhoria da qualidade do ensino básico e fundamental. A Diretoria de Avaliação da Educação Básica – DAEB do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, são responsáveis concomitantemente com as Secretarias Estaduais de Educação pela administração do SAEB. De dois em dois anos devem ser realizadas avaliações nas escolas de todo o país, envolvendo a sociedade como um todo, com a participação dos pais, filhos, professores, diretores e sociedade em geral. São submetidos à avaliação em língua portuguesa e matemática, todos os alunos regularmente matriculados na 4ª e 8ª série do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio.
O primeiro levantamento foi realizado em 1990, somente para a rede pública do Ensino Fundamental, sendo avaliadas a 1ª, 3ª, 5ª e 7ª séries em três áreas: Português, Matemática e Ciências. Em 1993, os levantamentos tiveram as mesmas características e seguiram os mesmos procedimentos. Posteriormente, foram realizadas mais cinco avaliações: 1995, 1997, 1999, 2001 e 2003. Na avaliação de 2003 foram envolvidos trezentos mil alunos, dezessete mil professores, seis mil diretores e seis mil duzentos e setenta escolas. Foram incorporados nesta avaliação, outros focos de interesse, como dados sobre os beneficiários do Bolsa-Escola, sobre a violência nas escolas e subjetividade do professor. No atual governo, o SAEB foi instituído pela portaria nº 931 de 21/03/05 e é composto por dois processos de avaliação: A avaliação Nacional da Educação básica – ANEB, e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar – ANRESC.
Passam-se os governos, mas os resultados não aparecem. Foram-se os governos de José Sarney, Fernando Collor, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso - 2 vezes e agora Lula. Não há como acreditar que depois de tantos mandatos, consigamos despertar um sistema que permita à sociedade brasileira ter seus reclamos atendidos. Isso acontece, como dito anteriormente, devido à ineficiência de aplicar na prática as leis, que são aliás, muito bem elaboradas. Segundo Mares Guia é pensamento do governo proceder em novembro próximo, alterações na metodologia de avaliação – “A educação básica será avaliada não como foi até então, com base numa mostra estatisticamente significativa de 3% dos estudantes do Brasil, mas sim do universo quase completo dos estudantes”, revelou. Há a necessidade de um esforço conjunto de diretores, professores, políticos e sociedade em geral, no sentido de alavancarmos um sistema eficiente para o ensino básico e fundamental. Essa melhoria dequalidade dará ao aluno a oportunidade de alcançar uma formação inicial mais adequada para o seu desenvolvimento científico, além de se tornar um instrumento importante para o seu crescimento como pessoa



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