O Amor nos Tempos da Cólera
(Gabriel Garcia Marquez)
O herói deste romance é Florentino Arisa, que não para de pensar em Fermina Dasa e vem guardando sua lealdade eterna para ela através dos cinqüenta e um anos, nove meses e quatro dias que se passaram desde que ela o rejeitou - quando ele tinha 22 anos de idade, depois de um romance longo e problemático – e ela casou-se com outro homem.
Durante todos esses anos, Florentino ficou morando perto dela, mantendo sua vida de solteiro e observando-a e ao seu marido, um médico respeitado. Através de todos estes anos ele tem esperado, pacientemente, pela morte de seu marido.
Como na maioria de seus livros, este livro é escrito em um estilo muito rico e colorido e seu enredo é marcado por um fundo da cultura caribenha em um país que passou por duas guerras civis e tem passado por dificuldades desde o século XIX até o século XX.
No primeiro volume de sua autobiografia (“Viver para Contar”) ele diz que este romance foi baseado na história de amor de seus pais, que tiveram muitos momentos difíceis no seu caminho para a concretização do casamento, devido à resistência, da família rica de sua mãe, a um “Punk” como o seu pai. Márquez também diz em seu livro, que muitas das caricaturas são baseadas em pessoas sobre as quais ouviu seus pais falarem ou de quem se lembra de sua infância.
Naturalmente, que finalmente seus pais se casaram, o que não aconteceu como Florentino e Fermina. Mas, no romance também, o casal tem uma segunda chance para reviver o seu amor perdido, mesmo que seja por um período curto de tempo e no fim de suas vidas.
Resumos Relacionados
- Amor Em Tempos De Cólera
- Amor Em Tempo De Cólera
- O Amor Nos Tempos Do Cólera
- O Amor Nos Tempos Do Cólera
- Love In The Time Of Cholera
|
|