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Fonoaudiologia e Canto - Avaliação da Voz (4 de 12)
(Lídia Maria de Gouveia)

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A Fonoaudiologia e o Canto – EXAME FÍSICO; POSTURA.
A avaliação da voz do cantor inicia-se com a identificação da queixa, na anamnese, levando-se em conta os aspectos da voz falada e cantada. Deve-se fazer um exame clínico apurado, tentando compreender a ressonância e a articulação do cantor.
Quando se fala em avaliação da voz, deve-se levar em consideração vários aspectos físicos e da emissão da voz. Observa-se os seguintes tópicos:
Exame físico:
- Postura
- Tipo Respiratório
- Tempo de emissão
- Coordenação Pneumofonoarticulatória
- Afinação
- Intensidade
- Ressonância
- Articulação
- Ataque Vocal
- Qualidade Vocal
- Ritmo
- Tessitura
- Registo
- Brilho
- Projecção
Passaremos agora a dissertar sobre cada etapa da avaliação individual do cantor:
EXAME FÍSICO
Inicia-se pela apalpação da região cervical e pescoço, investigando-se o nível de tensão de sua musculatura. Nesse exame pode observar-se a largura da laringe e o posicionamento vertical da cartilagem tiróide no pescoço, o deslocamento lateral e sua mobilidade vertical pela emissão ligada de sons agudos e graves. Pode verificar-se o tamanho da abertura da boca, a movimentação da articulação temporo-mandibular (ATM), a tonicidade e mobilidade dos lábios e bochechas. A língua é um músculo muito importante para a fonação, portanto deve verificar-se o tamanho, se é proporcional à forma e tamanho da cavidade oral, o seu tónus e a sua mobilidade em relação aos sons. Verifica-se a oclusão dentária, o formato do palato e o tamanho de toda a cavidade oral. Observando-se a distância dos pilares amigdalianos da parede da faringe (orofaringe/nasofaringe). Verifica-se também o movimento mastigatório: se estiver a ser feito de maneira inadequada, irá prejudicar o estado dos músculos responsáveis pela fonação.
POSTURA
Na conversa espontânea, deve-se verificar a inclinação da cabeça, a tensão muscular cervical, o posicionamento do queixo em relação ao peito, a inclinação dos ombros. Observa-se a curvatura da coluna vertebral no andar e sentar, observando se a postura assumida pelo cantor é a adequada para a fonação. É preciso observar se os aspectos que caracterizam a postura do cantor durante a fala se modificam ou se mantém durante o canto. É fácil encontrar pessoas que elevam o queixo quando cantam tons mais agudos, com o incorrecto e prejudicial intuito de auxiliar a elevação da laringe, posição que, sem tensão e participação da musculatura extrínseca, ajudaria a emissão de sons agudos.



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