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Locomotivas ( Mega Arquivo )
(Carlos Rossi; Conhecer)

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Máquinas- Locomotiva elétrica :
Esse tipo é facilmente reconhecível por uma espécie de braço ( o pantógrafo) , colocado sobre o teto. As modernas locomotivas européias apresentam potência superior a 5 mil hps , o equivalente a 100 automóveis e alcançam 160 km/h.
A locomotiva a diesel ; os motores são a óleo diesel, como os ônibus e caminhões. Foi responsável pela difusão do transporte ferroviário nas mais remotas regiões do mundo, graças a vantagem de prescindir do custoso sistema de alimentação elétrica, porém é menos potente e menos veloz. A diesel-elétrica utiliza um tipo de transmissão menos direta e mais flexível. O motor diesel não transmite movimento as rodas , sua função é alimentar um dínamo, que aciona os motores elétricos . Ela produz sua própria energia, em vez de extraí-la da rede elétrica. Algumas desse tipo, como a italiana D445, tem um motor diesel e 2 elétricos com potência de 2120 hps e alcança a velocidade de 130 km/h.
Locomotiva a turbina – Acionada por turbinas a gás muito potentes, é capaz de puxar trens de até 5 mil toneladas em percursos muito longos. Utilizada sobretudo nas linhas ferroviárias dos EUA e Canadá. As automotrizes são carros autônomos com aparelhamento e motor próprio, com dependência para passageiros e cabina de comando. As acopláveis com comando único permitem a utilização tanto em percursos longos e velozes, como em viagens que exigem paradas freqüentes e de curta duração, com rápida aceleração nas saídas. Em grandes aglomerados urbanos como em São Paulo, os trens que atendem as periferias são desse tipo, usando-se 3 ou mais unidades automotrizes como parte de composição que totaliza 6 ou 9 carros de passageiros. Os trens desempenham uma função fundamental no mundo moderno, de transporte de pessoas e mercadorias. Para percursos longos, a ferrovia coloca a disposição vagões leitos divididos em compartimentos de 2, 4 e 6 lugares. Beliches que a noite se transformam em leitos. Noa vagões restaurante, os passageiros podem fazer suas refeições confortavelmente sentados em uma mesa. Alguns oferecem vagões self sevice . Nos países desenvolvidos, os antigos vagões com assento de madeira, barulhentos e trepidantes são lembranças do passado. Os atuais possuem isolamento acústico graças as suspensões, não trepidam sobre os trilhos e muitos tem ar condicionado ou aquecedor, se necessário. Com o vagão de 2 andares, a disponibilidade de lugares aumenta em 60%. Existem ainda os vagões tanque, para transportar líquidos, vagões frigoríficos para perecíveis; composições de até 3 andares para o transporte de veículos ,vagões que abrem o fundo para descarregar materiais a granel. Carros com plataforma livre transportam containers que podem ser deslocados em poucos minutos. Nos terminais ferroviários da Austrália, EUA, França, Alemanha e Inglaterra são transferidos por deslizamento. Por meio de manobras controladas por um único homem, o sistema permite movimentar mesmo em pequenas estações sem necessidade de guindastes grandes.
A locomotiva eletrônica E-633:
Apelidada de tigre, pode transportar passageiros a uma velocidade máxima de 160 km/h e carga a 140 km/h. Suas dimensões são : 17,8 de comprimento por 4,31 de altura e pesa 120 toneladas em condições de funcionamento. Seus itens principais são a) quadros de alta tensão B) Disjuntor C) motores de tração D) pantógrafos E) Freio reostático F) conversor estático G) Transformador para a carga das baterias H) Mesas para o comando de manobras I) Quadros eletrônicos de comando J) Acumuladores K) quadros de interruptores automáticos.



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