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Mega Arquivo» Automóvel
(Carlos Rossi; Conhecer)

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Automóveis – Inovações

Ao longo dos anos, tem coexistido automóveis que empregam 2 sistemas diferentes de tração : aplicada ao eixo dianteiro e ao traseiro. Embora os tração traseira superem numericamente os de dianteira, que dá maior rendimento e estabilidade. Em motores transversais o virabrequim gira no mesmo sentido do eixo das rodas, permitindo maior rendimento. Os tradicionais freios a tambor vem sendo substituídos desde a década de 1950 pelos freios a disco, que constituídos por um disco metálico acoplado a roda, sobre o qual atua uma pinça dotado de pastilhas, proporcionam forte atrito quando o pedal dos freios é premido. O sistema permitiu ainda novos aperfeiçoamentos, como a duplicação das tubulações por onde passa o líquido que transmite a ação do pedal aos freios e mesmo que um dos circuitos esteja danificado, a freagem é assegurada. Os pneus do tipo radial revelaram-se mais eficazes. As telas de náilon são sobrepostas paralelamente, colocando-se um cinturão de reforço de matéria têxtil ou metal, entre elas e a camada externa da borracha. Tal pneu é compacto e resistente, tendo grande capacidade de aderência. A crise mundial de petróleo, iniciada em 1973 provocou muitas mudanças de rumo na indústria automobilística. Com aumento no preço da gasolina e riscos de racionamento, impuseram 2 prioridades: criar autos com baixo consumo e pesquisar formas de energia capazes de substituir os derivados de petróleo. No Brasil tentou-se viabilizar o álcool de cana como alternativa em motores a ele adaptados, enquanto passou-se a adicionar álcool á gasolina normal.



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