O incentivo a leitura na escola
(Lenira Moraes)
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RESUMO
O presente trabalho é resultado de observação, questionamento com
professores e pesquisa científica, e tem como finalidade levantar as
contribuições sobre o tema “O incentivo a leitura na escola”.
Considerando que o aprofundamento nesta pesquisa, possa colaborar para
uma melhora significativa na aquisição da leitura, pois representa um ato de
grande importância na vida cotidiana. Só lendo se descobre como esta é
importante para o desenvolvimento cognitivo, social e intelectual do ser
humano. Sendo a leitura uma ferramenta fundamental para uma aprendizagem
satisfatória e significativa, pois por meio da leitura se abrem novos horizontes
e torna possível entender o mundo e aprofundar conhecimentos sobre o mesmo.
Através de observação atenta em uma turma do quinto ano de escolaridade
com quarenta alunos, ficou evidente que quinze por cento dos alunos lêem com
dificuldade por isso sentem-se limitados em expressar suas idéias através da
escrita. Torna-se necessário aos professores incentivar o hábito da leitura,
essencial para despertar o interesse e a criatividade.
Quando se trata da questão de despertar o gosto pela leitura,sabemos que
não há como faze-lo sem recursos e estratégias, e sem professores que tenham descoberto o prazer de
ler.
Mas do que nunca se faz necessário encontrar uma maneira de abrir
espaço, para esse tipo de atividade em sala de aula, e não somente ficar presa
a sala de leitura com o tempo reduzido e dissociada das outras disciplinas.
Pois é evidente que educação de qualidade se faz com leitura e leitores.
O presente trabalho tem por finalidade ampliar o estudo sobre o tempo
pedagógico destinado às atividades de leitura e produção textual pelos
docentes. Aprofundar o estudo sobre a importância do trabalho de leitura e
escrita. Diagnosticar, através de entrevistas, o tempo destinado as atividades
de leitura e escrita por docentes, dos cinco anos iniciais do Ensino
Fundamental de escolas da rede municipal de Macaé. Observar o trabalho em
turmas do quinto ano de escolaridade e os procedimentos que são utilizados
visando a progressão dos alunos no que diz respeito a participação em práticas
sociais de leitura.
O tema apresentado tem como finalidade levantar as contribuições sobre o
incentivo à leitura na escola e colaborar para aquisição de uma leitura
prazerosa e não imposta, que possa elevar a auto estima, mostrando que todos
são capazes de aprender. Evitando assim a repetência e a exclusão.
O necessário é fazer da escola uma comunidade de leitores e formar
praticantes de leitura e não sujeitos que possam “decifrar” o sistema. Formar
seres humanos críticos, capazes de ler nas “entrelinhas”. Utilizaremos como
metodologia o estudo bibliográfico de Maria Lajola,”Lê-se para entender e viver melhor” e rosaly
stefany, 1997 que demonstra a importância em criar circuito de leitura em sala
de aula, Delia Lerner, ler e escrever na escola- O real, o possível e o
necessário, 2002.
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