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Emílio
(Rousseau)

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EMILIO Rousseau parte do principio de igualdade natural entre os homens. Para ele, antes de deles fazerem uma opção pela carreira profissional devem se preocupar com a sua própria vida, uma auto valorização de seus princípios e valores.A própria natureza é uma escola para todas as crianças. Estando voltado para ela, é possível experimentar tanto a dor como o prazer. Para Rousseau, a dor na vida da criança é um mal necessário, ou seja, é caindo que se aprende a levantar e tomar as precauções necessárias para não cair novamente.O que permeia a boa formação de uma criança, segundo Rousseau é: “O homem verdadeiramente livre deseja apenas o que pode, e faz o que lhe agrada.” É esta a sua máxima fundamental. Para ele, se esta regra for aplicada à infância todas as outras são conseqüência disto. Enquanto as leis impostas pela sociedade são responsáveis pela desigualdade social e a dependência entre os grupos; já as leis da natureza não afetam a liberdade dos indivíduos e nem conduzi-os à vícios. Para Rousseau a criança deve estar isenta das normas sócias; os obstáculos ou punições devem nascer das ações e a experiência ou impotência deve-lhe servir de lei. Palavras como forca, necessidade e coação devem estar sempre presente na vida de uma criança. Na natureza tudo é perfeito no coração do ser humano não existe espaço para perversidade original.Segundo Rousseau, a primeira etapa de uma boa educação deve ser a de preparar o coração contra o vicio e o espírito do erro. A maior lição de moral para uma criança, é não fazer o mal. Fazer o bem é o caminho da virtude.É através da nossa pratica sensitiva que vamos no instruindo. Não compete a nenhum homem saber tudo, mas o que souber tem que ser verdadeiramente útil para sua vida. O que sabemos deve ser compreendido. Segundo Rousseau, o que deve ser incutido na criança são as idéias justas e claras. O principio fundamental da boa educação é propiciar a criança o prazer de amar as ciências e seus métodos. E os nossos mestres devem ser a experiência e o sentimento.Para Rousseau, o que engrandece um profissional não é o seu status social ou o seu poder aquisitivo, mas sim aquilo que o torna útil no meio social. Antes de fazer da criança um ser social ativo, é necessário incutir em seu espírito idéias sociais. E que sua vivencia na sociedade seja consciente e que esteja sempre sensível àquilo que tem para prender. “As nossas paixões são os principais instrumentos da nossa conservação.”Portanto o que define o gênero humano é o povo, onde as diferenças naturais entre os homens não os colocam em situação de desigualdade ou de inferioridade. O perverte e deprava o homem é a própria sociedade e suas convenções. Segundo Rousseau, quando a formação do homem não é corrompida pelos mecanismos da sociedade mas sim marcada por valore naturais, ele é capaz de manter sua vida social conduzida por sua própria razão.



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