mouse mágico em 3D
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Cientistas criam mouse anel Uma equipe de cientistas da universidade Worcester Polytechnic Institute, em Massachusetts, Estados Unidos, desenvolveu um mouse revolucionário, capaz de detectar movimentos tridimensionais. A invenção, batizada de MagicMouse, é um anel que pode passar os movimentos da mão do usuário para um PC, traduzindo-os para movimentos do cursor. O aparelho foi criado com peças que custam US$ 155 e utiliza o protocolo de um mouse padrão, mas tem seu poder em cinco pequenos receptores ultrassônicos. A novidade, criada pela equipe de cinco alunos do instituto, foi uma das dez invenções premiadas na edição de junho de 2007 da revista Popular Science e pode revolucionar a maneira que interfaces de usuário são exploradas. Mover o dedo para cima e para baixo, por exemplo, é capaz de fazer com que o cursor do mouse se mexa, enquanto distanciar ou aproximar a mão da tela do computador pode fazer o efeito de zoom. O dispositivo poderia ser aplicado em diversas áreas como, por exemplo, navegação por mapas tridimensionais ou manipulação de modelos CAD. Outra utilidade óbvia seria para o mundo dos jogos, revolucionando a criação de games como fez o recém-lançado console da Nintendo, Wii, que possui um controle com reconhecimento de movimentos. O aparelho foi criado para um projeto de pesquisa que todos os estudantes da faculdade precisam realizar, e os inventores decidiram tentar revolucionar e criaram um mouse que, em sua percepção, poderia inspirar novas ferramentas para computadores. Em seu relatório, os estudantes mencionam a possibilidade de que o mouse sirva para treinar estudantes a conduzir uma orquestra, ou tocar música. O princípio básico por traz do MagicMouse é chamado de "time difference of arrival" (TDOA, ou "diferença de tempo de chegada", na tradução literal), o mesmo utilizado em receptores GPS para determinar o posicionamento de um corpo Terra. A cada 16 milisegundos os cinco receptores do anel detectam as ondas de ultra-som. A diferença no tempo que leva para que as ondas cheguem ao receptor são traduzidas na distância entre o transmissor e cada um dos receptores. Com ajuda de um software, as diferentes distâncias são calculadas e o computador então sabe a localização exata do receptor no espaço 3D. O MagicMouse pesa menos de 10 gramas e possui 2,5 cm quadrados, com uma bateria flexível e recarregável capaz de abastecer o aparelho por mais de duas semanas de uso contínuo. Mesmo sem ter atingido a todos seus objetivos, já que o mouse ainda não possui botões e está limitado a alguns movimentos, os estudantes continuarão trabalhando na invenção, que deve ganhar novos recursos em breve. O site do instituto traz links para as imagens e um vídeo do MagicMouse em ação.
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