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Exemplo de Plano de Marketing
(Isabela Mariano)

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Todo plano de marketing depende de uma metodologia a se seguir. O resumo sugere uma metodologia para um plano de marketing, considerando-se uma analise ambiental do negocio, uma SWOT analysis, estudos de segmentação, canais de distribuição e monitoramento do seu projeto.O PLANO DE MARKETING - METODOLOGIA1. Levantamento histórico: Levantamento de dados sobre idade e tamanho da empresa, atuação no mercado, produtos e serviços, parcerias, visão, missão, valores, etc.
2. Análise do ambiente: Reunião de informações sobre o ambiente de seu negócio.I.O ambiente interno: membros da empresa, tecnologia disponível, finanças, etc. II. O micro ambiente: clientes externos, agentes e distribuidores, fornecedores, competidores, etc. III. O macro ambiente: forças políticas, legais, econômicas, sócio-culturais e tecnológicas.
3. Análise dos pontos fortes e fracos, das oportunidades e ameaças. Por exemplo:I. Podem ser considerados pontos fortes: Ter um bom especialista em marketing. Um produto ou serviço novo, inovador. A localização do seu negócio. Qualidade dos processos e procedimentos. Qualquer outro aspecto do seu negócio que adicione valor ao seu produto ou serviço. II. Podem ser considerados pontos fracos: Falta de planejamento estratégico. Falta de diferencial nos produtos e serviços em relação ao competidor. A localização do seu negócio. Baixa qualidade de bens e serviços. Baixa reputação da empresa ou produto. III. Podem ser consideradas oportunidades: Um mercado em desenvolvimento, por exemplo, a internet. Alianças estratégicas com membros da cadeia produtiva. Explorar um novo segmento de mercado que oferece maiores lucros. Um novo mercado internacional. Um mercado sem muita competição.IV. Podem ser consideradas ameaças: Um novo competidor disputando sua porção do mercado. Guerra de preços com competidores. O competidor tem um produto ou serviço novo, inovador. O competidor tem melhor acesso ao canal de distribuição. Taxação nos seus produtos e serviços.
4. Segmentação e Posicionamento: I. Segmentação: Consiste em identificar grupos de consumidores dentro de um mercado que tenham necessidades similares e que demonstrem o mesmo comportamento na hora da compra. II. Seleção de segmentos alvos: Depois de o mercado ser separado em segmentos, seleciona-se um segmento ou séries de segmentos como alvos. Em outras palavras, serão identificados grupos de potenciais consumidores para diferentes tipos de produtos. Então optaremos, por exemplo, por um produto para todos os segmentos, ou por um produto específico para cada segmento: III. Posicionamento: Depois de segmentar o mercado, e identificar potenciais consumidores, será feito o posicionamento do produto dentro do mercado. Este procedimento está diretamente ligado à percepção do consumidor pelo produto, em termos de atributos físicos, qualidade, preço, etc. De forma resumida, essa ferramenta permite identificar a posição do nosso produto em relação ao competidor baseado na percepção do consumidor. Os resultados reais de segmentação e posicionamento devem ser obtidos através de uma pesquisa que consistirá de: a) Coleta de dados: elaboração de questionários e entrevistas com um grupo homogêneo de consumidores. b) Elaboração de planilhas para tabulação dos dados. c) Análises estatísticas: cluster, principal componente e mapas perceptuais são as mais comuns. d)Emissão de relatórios com uso de gráficos e tabelas. e) Interpretação dos resultados.
5. Canal de distribuição: Como decidir sobre o canal de distribuição de seu produto? Devem ser considerados os seguintes fatores: I. Segmento de mercado: O distribuidor tem que ser familiar com o segmento de mercado que você definiu como alvo. II. O produtor e o distribuidor devem ter metas compatíveis. Há compatibilidade entre suas políticas, estratégias e imagem? É importante observar se há sinergia. III. O quanto de treino e suporte seu distribuidor precisaria? IV. Diferentes canais podem ser explorados em diferentes pontos. Por exemplo, produtos orgânicos ou ecológicos estão agora disponíveis em supermercados, antes só eram encontrados em poucas lojas específicas.
CONSIDERAÇÕES FINAIS É muito importante formar uma equipe com profissionais de áreas técnica e de mercado. Isso evitará possíveis "áreas cinzentas" entre necessidade de mercado e capacidade tecnológica, e ajudará encontrar um meio realístico de suprir tanto as necessidades do mercado quanto as metas da empresa. Uma vez analisado e aceito o plano de ação, deve ser sugerido um cronograma de atividades com prazos e metas a cumprir para toda a equipe envolvida.



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