Cangaço - Quem foi o pior? 
(Carlos Rossi;  Mega Arquivo)
  
O Brasil pode afirmar que já teve sua fase de faroeste. Ela teve como cenário a região Nordeste. Porém, diferentemente dos filmes de caubói, em que havia os mocinhos e os bandidos, no cangaço a violência, levada ao extremo, imperava tanto do lado dos bandoleiros quanto dos seus caçadores. A obra abaixo procura mostrar como foi a vida do principal cangaceiro, Virgulino Ferreira da Silva, denominado Lampião. A obra à direita relata o trabalho das volantes, as expedições organizadas para a captura do bando e do seu líder.
 Trecho"Ele teria chegado até a decapitar o cadáver de seu irmão Livino, para evitar que as forças policiais o identificassem, ou a retalhar o rosto de Ezequiel, seu irmão mais novo, e o de Virgínio, seu cunhado, depois de mortos, para torná-los irreconhecíveis, levando assim a imaginação popular a negar suas mortes.""Lampião: Senhor do Sertão", Élise Grunspan-Jasmin. 387 págs. 
 Trecho"Na vanguarda seguiam os soldados Antônio Honorato, Antônio Ferro, Abdon, Zé Panta e Pedro Barbosa. Aos primeiros tiros tombaram Lampião e Maria Bonita. A mulher do bandoleiro foi capturada ainda com vida, e teve a cabeça cortada [...]""Os Homens que Mataram o Facínora", Moacir Assunção. 287 págs.
 Nem um pouco científicaEste livro mostra que o estudo desta anticiência, que já teve como sua auxiliar a astronomia, pode contribuir para um conhecimento da História em sentido mais amplo. 
 
  
 
Resumos Relacionados
 
  
- Baile Perfumado
  
  
- 15 Curiosidades Do Cangaço
  
  
- A CabeÇa Do Rei
  
  
- Lampião E O Cangaço
  
  
- O Rei Do Cangaço Lampião  
  
 
 
 | 
     |