Inocência
(Visconde de Taunay)
Romance regionalista de difícil leitura, pelo uso de palavras rebuscadas e pouco utilizadas atualmente.
É a história de uma cabocla órfã da mãe, isolada no interior das matas brasileiras, à mercê do despotismo de um pai com valores rígidos, que entra em conflito com o comportamento das pessoas mais viajadas que por lá aprecem, Cirino e o alemão Meyer.
Pereira, pai de Inocência, promete sua mão a Manecão Doca, homem honrado, trabalhador e tão rude quanto ele. Inocência é constantemente vigiada por um anão, Tico, e não têm permissão para afastar-se na mata ao redor da casa, nem de ir à cidade mais próxima.
É habitual no sertão oferecer hospedagem aos viajantes, que são instalados por Pereira em um galpão isolado de sua casa. Assim, ele recebe Cirino, que se apresenta como medico sem o ser, baseando suas curas em um livro que carrega consigo. Recebe também o naturalista alemão Meyer, que, desejando ser simpático ao hospedeiro, elogia-lhe a filha e quase é morto por isso.
Cirino conhece Iracema porque ela contrai malária e o pai permite que ele se aproxime dela como médico. Os dois jovens apaixonam-se, porém Cirino, sabedor do mal entendido entre Pereira e Meyer, oculta sua admiração e consegue obter alguns encontros às ocultas com Inocência, observados de longe pelo anão Tico, enquanto Pereira dirige toda a sua desconfiança para os lados do alemão.
Meyer encontra um novo espécime de borboleta à qual dá o nome de Papilio lnnocentia, ganhando com isso o ódio mortal de Pereira, que recebe mal a homenagem.
Com a partida de Meyer, Cirino não tem muitas oportunidades para continuar a encontrar-se com a amada, e nem tem mais como justificar sua prolongada permanência na região, tendo já atendido a todos os doentes da região. Inocência tem uma idéia: aconselha o rapaz a procurar seu padrinho na cidade próxima, e pedir-lhe que interfira junto ao pai e abençoe o casamento dos dois. Enquanto isso, a moça tenta tirar a idéia do casamento com Manecão da cabeça do pai, dizendo-lhe que não o ama, e que sonhara com a falecida mãe desaconselhando o enlace, contudo, não consegue convencer o pai, que começa a ficar desconfiado de sua resistência ao enlace.
Cirino parte, e quase consegue seu intento, pois o padrinho da moça, homem esclarecido, fica bem impressionado com o rapaz.
Ocorre que Tico denuncia o romance a Pereira. Manecão é informado, instado a lavar sua honra e parte para a cidade, surpreende Cirilo e o mata brutalmente, antes que o padrinho tenha tempo de interferir.
Inocência morre de tristeza ao saber da morte do amado.
Resumos Relacionados
- Inocência
- Resumo Literário Da Obra Inocência
- Inocência
- Inocência
- Inocência
|
|