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UTOPIA!!?
(filosofolionessantos)

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UTOPIA!!?“Ela está no horizonte..Me adianto os passos,ela sedistancia do passos.Caminho dez passos o horizonte corre mais dez pra lá.Por muito que eu caminho,e nunca a alcancarei. Para que serve a utopia? Para isso serve: para caminhar.” (Eduardo Galeano em As palavras andantes).O pensador italiano Domenico De Masi-professor de sociologia do trabalho da Universidade La Sapienza de Roma - é um entusiasta dos tempos modernos.Domenico De Masi vaticiniza que a sociedade pós-industrial na qual estamos vivendo vai proporcionar cada vez mais ócio aos indivíduos.Para ele,o conhecimento e a “nova tecnologia intelectual”- denominada por ele de “ócio criativo” - assumem um papel central na nova sociedade. De Masi exalta o prenúncio de Bacon, para quem invenções como: a imprensa, a agulha imantada e a pólvora, foram as três grandes marcas do advento de uma nova era.Essas três invenções, segundo Bacon, constituem as maiores descobertas no que tange ao progresso da humanidade. Pois,delas,derivaram avanços significativos em todos os segmentos da sociedade. As descobertas da ciência aplicadas à indústria deram lugar a uma nova era como queria Bacon:a sociedade industrial.Bacon alimentava o sonho e/ou fantasia da ciência deixar a abstração para empiricamente, atuar no empreendimento de pesquisas que visassem produzir bens de consumo mais duráveis e gêneros alimentícios com alto aspecto organoléptico e longa durabilidade.A finalidade dessa grande utopia científica e tecnológica preconizada por Bacon visava nada mais que a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos.Estava aí já no século XVII nos escritos de Bacon os fragmentos da “utopia” de acabar com a fome e com a miséria humana. Passados três séculos, a fome e a miséria continuam ganhando terreno. Sem sanar as mazelas sociais dos séculos passados, no século XIX emerge uma nova era: a Sociedade Pós-Industrial vaticinada por pensadores da sociedade, entre eles:Touraine,Daniel Bell no século XX e atualmente reforçada por Domenico De Masi no século XXI. O fascinante otimismo de De Masi sobre a nova era que sucedeu a sociedade industrial nos faz pensar “utopicamente” que uma primeira etapa da miséria humana foi vencida pela revolução industrial. A utopia significa a possibilidade de pensar num “igualitarismo”no campo social e econômico onde não mais existem famintos, desabrigados, doentes, entre outros. A construção intelectual de De Masi aponta para a realização plena da sociedade pós - industrial. Nesta, segundo de Masi,“as capacidades cognitivas, estéticas e morais dos individuos estão livres para se realizarem. ” Portanto, deduz que iremos ter cada vez mais ócio. Utopia? Outro grande entusiasta, pensador da sociedade em curso é o professor da Universidade de Harvard, Daniel Bell,considerado o pai do conceito sociedade pós - industrial. O pensamento de Daniel Bell é ainda mais “utópico” que o de De Masi, pois, segundo Bell “a imaginação do homem nunca renunciará a transformar a sociedade em uma obra de arte.” O pensamento de Bell encontra respaldo perfeito nos versos poéticos de Eduardo Galeano, para quem a utopia serve para caminharmos.Diante das “colações utópicas” de De Masi e Daniel Bell, lembremos o pensamento oposto e/ou divergente a este otimismo. Esse, representado pelos “apocalípticos” da Escola de Frankfurt,especialmente nas obras de: Theodor Adorno, Max Horkeimer e Hebert Marcuse. Estes fizeram a “dialética negativa” da sociedade e seus processos, revelando-a como esta não realizou na prática “o prometido” na teoria, conforme vaticinado e/ou idealizado pelos teóricos do otimismo do progresso linear. Adorno e Horkeimer já em 1.947 empreenderam um estudo crítico das estruturas sociais, apontando as trágicas consequências ocasionadas pelos inventos e/ou descobertas científicas, anteriormente tão enaltecidas por Bacon. Na obra “Dialética do esclarecimento” escrita por Adorno e Horkeimer apontam que os meios de comunicação favorecidos pela invenção da imprensa, (especialmente o rádio) e o “aparelho militar” fortalecido pela descoberta da pólvora e da agulha imantada tiveram participação decisiva em um dos maiores horrores até então já presenciados pela humanidade: o campo de concentração de Auschwitz. O pensador Hebert Marcuse escreve sua obra clássica “ Eros e Civilização” em 1.950, na qual vaticina sobre os rumos que a sociedade industrial deveria tomar.Um dos aspectos marcantes dessa obra de Marcuse é que segundo ele, as pessoas teriam suas energias direcionadas cada vez mais&n



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