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Gandhi em nome da paz
(Eduardo Szklarz)

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O presente artigo mostra a trajetória de Mohandas Karanchand
Gandhi, nascido em 2 de outubro de 1869, na cidade de Ponbardan, na índia,
filho de um político influente e de uma mulher religiosa, aos treze anos
casou-se com Kasturbai que na é poça contava com a mesma idade, aos 18 foi
estudar direito em Londres.

Em trecho de sua autobiografia conta a passagem de um
momento em sala de aula onde foi incitado pelo professor a colar a palavra “chaleira”,
porém não entendeu e a escreveu de forma errada, sendo então tachado de estúpido,
torna-se possível diante deste fato tentar entender quem ele era considerado
por muitos um religioso extremamente político, e por outros um político extremamente
religioso, para ele religião e política eram a mesma coisa, porém vista de
lados opostos.

Em sua estada em Londres se esforçou para seguir os padrões locais,
acreditando que os costumes e as roupas inglesas lhe trariam sucesso, com o tempo
voltou-se a vida religiosa, passando a recitar de cor o Baghavad Gita, também leu a Bíblia e adotou a passagem do sermão da
montanha “Se vos esbofeteiam, oferecei a
outra face”.

De volta o Índia em 1891, já formado, foi convidado a
defender uma firma de comércio Indiana em processo na África do Sul, lá
chegando Gandhi sentiu na pele a questão da discriminação racial, em sua
primeira viagem foi jogado para fora do trem por recusar-se a sair da primeira
classe exclusiva para brancos.

Na cidade de Pretória, após o termino do trabalho a que se
destinara, no final de um ano, decidiu ficar, para defender seus compatriotas
que viviam na África do sul em sua maioria trabalhadores rurais.

Em 1894, Gandhi reuniu milhares de assinaturas contra uma
lei que proibia Indianos pobres de votar, a mediada foi aprovada, mas a atitude
ganhou manchete.

Em 1906, já pai de quatro filhos aderiu ao celibato, com o objetivo
de aumentar o auto-conhecimento e aproximar-se de Deus, lançou também neste ano
a doutrina Satyagra (“Força da
verdade”), onde pregava a idéia da resistência passiva, o fundamento é a não-violência,
como regras seguiam a Desobediência civil, onde não cumpriam leis injustas.

Estreou o Satyagra contra
uma lei que controlavam imigrantes obrigando indianos a registrar-se com
impressões digitais, o governo não revogou a lei, Gandhi queimou todos os seus
registros, foi levado a julgamento e considerado culpado, porém não foi preso
frente à comoção popular, quando inquirido para sua defesa costumava concordar
com as punições e considerar-se culpado, na África tinha como principal rival o
general Jan Christian Smuts, administrador da África do sul, que confessou que
aos poucos foi sendo conquistado pelo indiano.

Em 1914 de volta a Índia foi um dos lideres na luta pela independência,
devido à repercussão de seus feitos na África do Sul, logo ele percebeu que
esta tarefa seria difícil diante da rivalidade religiosa, onde contava com 300
milhões de hindus 100 milhões de muçulmanos e 6 milhões de Skhis, o que tornava
a unificação e a luta de forma pacifica muito difíceis, devido às diferenças.

No ano de 1919, Gandhi liderou resistência de forma não
violenta contra leis que garantiam a Inglaterra poderes ilimitados contra a
oposição, criou-se uma greve geral que paralisou o pais, porém acabou em violência.

Gandhi iniciou assim um jejum para expiar sua culpa, em 13
de abril tropas britânicas reprimiram a tiros pessoas que se manifestavam
pacificamente matando 400 e ferindo 1100.

Assim Gandhi interrompeu sua cooperação com os britânicos,
começou mudando sua imagem, rapou o cabelo e começou a usar roupas da cultura
indiana, tecidas por ele em sua casa, incentivou a população que também fizesse
seu vestuário em casa.

Em 1930 Gandhi realizou uma marcha, seguido por milhares de
indianos, caminhou 400
quilômetros ao mar da Arábia para fazer sal, este
produto era monopólio Britânico o que gerou uma crise no pais, pois milhares de
pessoas vendiamsal nas ruas muitos foram presos representantes de todas as
classes, em 1931 Irwin, governante inglês se dispôs a negociar sobre a questão
do sal.

As questões religiosas não se acalmavam, mesmo diante das vitórias
conseguidas por Gandhi, aumentando os atentados terroristas cometidos por
hindus e muçulmanos, durante a segunda guerra Gandhi disse que só apoiaria a
Inglaterra se ao seu termino fosse concedida à independência a Índia, não houve
acordo.

Em 1942 por prosseguir com seus protestos o líder foi preso,
frente ao aumento da rivalidade entre muçulmanos e hindus, dois anos depois
Gandhi iniciou um jejum, com medo de sua morte se acalmaram.

Em maio foi liberado da prisão por estar com malaria, tentou
fazer com que os radicais hindus largassem as armas, mas fracassou.

Tentou então a unificação da Índia, o que não ia de encontro
com as intenções de Mohammed Ali Jinnah líder muçulmano, que exigia a divisão
do território e a criação de um pais Islâmico o Paquistão (Terra dos Puros).

Ao final de 2° guerra a Inglaterra estava frágil demais para
manter a colônia, enviou então a Índia seu ultimo vice-rei Louis Mountbatten,
em 1° de abril Gandhi reuniu-se com ele propondo que a colônia se se transforma
em um só pais, não sabia que fora traído por um de seus discípulos e líder no
congresso Jawaharlal Nehru, que anteriormente havia dito a Mountbatten que
tanto hindus quanto muçulmanos desejavam a divisão.

Em 14 de agosto o Paquistão declarou sua independência com
Jinnah assumindo o poder, na Índia Nehru virou primeiro ministro.

Gandhi não participou dos festejos, já contando com 78 anos
dedicou-se a vida religiosa em 30de janeiro de 1948 foi morto em Nova Délhi, quando
chegava para rezar, a tiros por um extremista hindu.

Desta forma foi transformado em mártir, porém o escritor
Anglo-indiano da revista Time Salman
Rushdie, em artigo fez severas criticas a Gandhi, sustentando que com suas idéias
Gandhi colocava a ética acima de tudo o que nem sempre é possível.



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