A Invasão
(Dias Gomes)
PALAVRAS CHAVES: Teatro, Street _Scene, Demagogia, Pobres, Linguagem _simples.
Título do Livro: A INVASÃO.
Autora: GOMES, Dias
É uma obra produzida para o povo – Do Povo, para o Povo, sem Demagogia - retrata a necessidade de mudança que a sociedade brasileira necessitava no período considerado negro que se iniciou em 1964 com uma sociedade viciada políticamente e presa a uma dramaturgia tradicionalista sem renovação do aplauso fácil da classe rica. Destacam-se nomes como Gianfrancesco Guarnieri, ao lado de Oduvaldo Viana Filho. Moldam um novo teatro brasileiro com os moldes no Americano de crítica social, é o STREET SCENE. De linguagem simples, direta, à serviço do único objetivo, preparar o pobre para sua independência , mesmo tardia.
O Autor de O Bem-Amado, O Berço do Herói, Amor em Campo Minado, Campeões do Mundo, Decadência, Meu Reino por um Cavalo, Odorico na Cabeça, O Pagador de Promessas, As Primícias, O Rei de Ramos, o Santo Inquérito, Sucupira, Ame-a ou Deixe-a nos deu também, A Invasão peça de teatro da Dramaturgia BRASILEIRA – escrita em três atos e cinco quadros. “É um teatro engajado é a noção completada que um artista decente não pode furtar-se à sua contribuição inalienável à história. É também um teatro combatido, sobretudo censurado. Mas é o melhor e o único de temos necessidade”. Foi premiada duas vezes: Prêmio Padre Ventura, 1962 (CICT); Prêmio Cláudio de Souza, 1961 (ABL); Em 25/10/1962, apresentada pela primeira vez, no Teatro do Rio de Janeiro, com os seguintes Interpretes:
Bené/Átila Iório ;Isabel/Jurema Magalhães ;Lula/Rubens Corrêa; Lindalva/Léa Garcia; Bola Sete/ Isabel Teresa ; Justino/Miguel Rosemberg; Santa / Wanda Lcerda; Tonho/Joel Barcelos; Rita/ Mariangela; O Profeta – Marcus Miranda;
1º Tira/ Edson Batista; 2º Tira/Antônio Miranda; Mané Gorila/Jardel Filho; Inspetor/André Luiz; Deodato/Fábio Sabag; Cenário e figurinos/Anísio Medeiros; Música/Antônio Carlos Jobim e Vinícius de Moraes; Violão/Baden Powell; Direção/Ivan de Albuquerque.
No Primeiro Ato, a peça apresenta favelados invadindo um edifício abandonado. Devido às fortes chuvas que os havia expulsado da favela. Sem opção de moradia Bené, Isabel e Lula iniciam propriamente a Invasão no Primeiro Quadro. Depois seguido de Justino, Santa, O Filho de Santa, Tonho, Malu e Rita. Já estavam lá fazendo amor Bola Sete e Lindalva que no início os confunde com a Polícia. Depois os outros vão chegando, O Profeta, no primeiro piso e a Invasão vai se dando gradativamente no Prédio abandonado. Vai se configurando o que os Moradores vão chamar de Favela do Esqueleto, muita gente pobre, negros, mulatos e muitos palavrões mesclados com desemprego e fome.
O Segundo Quadro é marcado pelos sonhos, Bola Sete sonha em ser compositor, Bené que foi jogador de futebol tem esperanças no filho Lula ser descoberto por um olheiros do Flamengo e sair da miséria. Justino sonha em voltar para sua terra. Malu é seduzida pela Cidade Grande, quer ficar e arrumar um homem rico. Lula se apaixona por ela. Rita quer seguir os passos da irmã, O FATO MAIS EMOCIONANTE DESTE QUADRO é a morte do filho de Santa. Palavras do Justino “ Eu sabia que ele não ia aturar”. Diante da fome que matou a criança ainda aparecem os Tiras para expulsar a todos, em menor número, recuam e todos os enfrentam. Eles dizem que chamarão o Rabecão, saída honrosa para a polícia.
Três dias depois da invasão começa o terceiro Quadro do Segundo Ato da peça, Tudo está mais habitável, com exceção o quarto do Profeta, O Mané Gorila entra no primeiro piso, ele é o Cabo Eleitoral do Deputado Deodato Peralva, tem que tirar proveito do fato para as próximas eleições. Vivia explorando na Favela antes das chuvas e enchente, aqui não podia ficar de lado. Foi chegando assumindo o que restava, e como se fosse dono foi dizendo que o Deputado vai botar água, luz tudo direitinho. O Dono do Prédio tomaconhecimento da Invasão, tenta a reintegração de posse, conflito de novo com a polícia e se mete Deodato Peralva cheio e promessas e enrola a todos.
No Quarto Quadro é o encontro de Malu e Lula, ele pede fazer amor com ela e montar um cantinho para os dois se ajuntar, mas ela recusa. Seu argumento é que seu ganho não dá nem para sustentar o Bené e a Isabel, imagine mais uma boca. Insiste em casar e ela recusa dizendo ser moça que o Deodato quer a mesma coisa que ele. Só que o Deodato vai dar a ela uma gaiola de luxo.
No Quinto quadro, passados dois meses, o Juiz está para assinar a ordem de posse para os favelados.
Seis meses depois, os apartamentos já tem portas, não são uniformes, mas são portas e janelas, O PROFETA ESTÁ PREGANDO É PRESO, Tonho o defende. Todos ficam com medo pois assinaram o documento que o Rafael levou para o Juiz. Nova briga de Tonho com Mané Gorila, sobre a ida da sua família para Paraíba sem pagar o aluguel. Gorila tenta impedir, Tonho rasga-lhe a barriga com uma facada. Gorila cai no chão, Bola Sete chega gritando que conseguiu gravar seu disco de Vinil, está quentinho e bota para tocar no meio da confusão, chega a notícia de que Rafael está vindo com documento, todos são donos dos seus apartamentos, no meio da confusão os Tiras encontram o corpo de Gorila e saem loucos perdidos a procura do assassino enquanto todos dançam profusamente.
Referências Bibliográficas:
GOMES, Dias – A Invasão – 5ª Edição, Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 1998.
Resumos Relacionados
- Dois Perdidos Numa Noite Suja
- Dilma Rousseff Já é Presidenta
- Dois Perdidos Numa Noite Suja
- Lula O Filho Do Brasil
- Nanocontagem
|
|