BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Dificuldade de Ensinagem: que história é essa...?
(Elizabeth Polity)

Publicidade
PALAVRAS CHAVES: Ensino, Ensinagem, Educação, Sujeito, Aprendizagem. Título do Livro: Dificuldade de Ensinagem. Autora: POLITY, Elizabeth.
O Livro apresenta a dificuldade não de Ensino, mas de Ensinagem, o que viria ser Ensinagem? Segundo Polity a pedagogia com enfoque Construtivista com base no Construcionismo social sustenta três pilares básicos do processo educacional: a interdiciplinaridade, interacionalidade e o pensamento complexo conduzindo o educando para a prática da transformação social. Faz a relação entre as dificuldades do aluno a as dificuldades do professor no processo ensino-aprendizagem, interelacionando-os, até mesmo, nos fracassos. Cria essa nova abordagem com a interdependência interativa entre a subjetividade de ambos – professor –aluno. É a miscigenação entre ensino e aprendizagem como um conjunto. Com esse pensamento surge o conceito de dificuldade de ensinagem. É a natureza relacional do Ensino, mudando significado, domínios de convivências, através do emocional, o professor constrói a sua subjetividade no ato de ensinar. Daí a dificuldade de ensinagem. "É o movimento de ensinar carregando de emoção: ansiedade por ter de cumprir uma missão, medo e/ ou frustração por não entender o aluno, fantasias de incompetência...". Marilene Grandesso. A dificuldade de ensinagem se refere a esta prática do professor, colocada em cheque, corresponde às dificuldades de aprendizagem do educando. Após pesquisas, a autora apresenta um relato que investiga o processo de transformações da Relação Pedagógica como espaço reflexivo, ampliando a habilidade de pensar sobre essas dificuldades de ensinagem. Busca reorganizar, gerar novas maneiras de compreensão da prática pedagógica diante das relações com as experiências pessoais no processo educativo. Reflete de forma concisa sobre: 1. Como transformar a definição da dificuldade de aprendizagem, num processo que implique também o professor e sua dificuldade de ensinagem? 2. Como favorecer que esse professor se perceba como um observador incluído na realidade e como co-construtor desse contexto? Daí sua proposta que convencionou chamar de PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DA RELAÇÃO PEDAGÓGICA – PTRP, qie segundo a autora " vem a ser um espaço reflexivo, no qual o professor pode pensar sobre suas dificuldades de ensinagem, a partir de sua própria história – a construção de uma narrativa transformadora, aqui entendida como construção de outras narrativas – "Como educadora, concebo o processo de ensino/aprendizagem como fruto de uma construção que acontece essencialmente no contato com o grupal, inserindo os sujeitos na realidade em que vivem, portanto, em conformidade com os pressupostos construtivistas/construcionistas sociais, que permitem reorganizar sua prática pedagógica, gerando novas possibilidades para a compreensão das experiências pessoais, relacionais e educacionais". Desenvolve uma busca de referenciais teóricos, reflete sobre sistemas educacionais falhos, o sujeito da ensinagem e o sonho de uma instituição que aprende. Polity cita Senge(1999) quando afirma "que as instituições que realmente terão sucesso no futuro serão aquelas que descobrirem como cultivar nas pessoas o comprometimento e a capacidade de aprender em todos os níveis institucionais". É o surgimento da escola como um lugar de práticas relacionais como base para pensar os novos paradigmas, construir o saber e transformar a prática pedagógica. Referências Bibliográficas: POLITY, Elizabeth – Dificuldade de Ensinagem – 1ª Edição, SP, Vetor Editora, 2002.



Resumos Relacionados


- Utilização Da Tecnologia Na Escola

- A Necessidade De Formação Continuada Para Professores Universitarios

- Pedagogia De Projetos Proposta Triangular

- Didática Como Reflexão Sistemática: A Prática Educativa Intencional

- Construtivismo: Limites E Possibilidades



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia