BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


PARA CRESCER E PRECISO ESTAR DE OLHO NAS TENDÊNCIAS DE MERCADO
(Guerra; Ivan de Miranda Freire Brito)

Publicidade
Para que as empresas garantam sua sobrevivência é necessário que estas observem as tendências e tenham foco nos mercados consumidores que mais crescem no momento, logo é relevante que estas observem a fundo um mercado que se encontra em grande expansão, como o dos idosos.
Segundo dados do IBGE (2000) a população idosa vem crescendo constantemente em escala global. Em 1960 esta era de 100 milhões, estima-se que em 2020 este número suba para 500 milhões.
No Brasil este crescimento é recente, mas já se demonstra significativo. Analisando somente as pessoas de 60 anos ou mais, o contingente de brasileiros e brasileiras maduros chega aproximadamente a 15 milhões, representando cerca de 8 por cento da população. Esse fato tem implicações no consumo e os empresários que no passado lutavam pela participação no emergente mercado-jovem agora devem construir suas estratégias de marketing visando à conquista de um novo e emergente mercado-maduro.
Destes 15 milhões de pessoas, quase três milhões têm renda superior a três salários mínimos, renda o bastante para tornar-se suficientemente interessante para a atuação do marketing das empresas. Traduzindo em cifras a população brasileira de 60 anos em diante dispõe de mais de um bilhão de reais mensais para gastar.
João Pessoa, hoje, representa um mercado crescente, por fatores demográficos e econômicos e pelo fato desta capital apresentar índices estatísticos relevantes, relacionados aos idosos, apresentados no último censo, ficando em terceiro lugar, depois do Rio de Janeiro e Porto Alegre. Os poucos estudos científicos sobre esse assunto, Parecem indicar que no mercado consumidor de João Pessoa, existem poucos serviços e produtos específicos para idosos, havendo uma necessidade de adequação da oferta do produto, através dos canais de divulgação, à demanda potencial existente.
Na Paraíba, pesquisa feita pelo IBGE demonstra que a população do município de João Pessoa ficou mais velha. Em 1991 existam 12 idosos para cada 100 crianças, hoje essa proporção cresceu para 14 idosos.( SCIELO.BVS-PSI, 2006).
Ainda sobre esse crescimento da população idosa em João Pessoa, um fator gerador é a migração de um grande número de aposentados do sul e sudeste do país, atraídos pela tranqüilidade, qualidade de vida, infraestrutura e localização que a cidade oferece.
As empresas que focarem este mercado-alvo devem, rastrear as expectativas e a satisfação do consumidor de Terceira Idade e desempenho percebido da empresa. Elas precisam também monitorar também seus concorrentes, uma vez que a empresas centradas no consumidor, tem na satisfação tanto uma meta como uma ferramenta de marketing. As empresas que atingem altas taxas de satisfação dos consumidores garantem que seus mercados – alvo a conheçam e permaneçam fieis.



Resumos Relacionados


- Base Da PirÂmide: O Novo Perfil Do Consumidor Brasileiro

- Menos Crianças ,mais Idosos

- Pirâmide Etária Do Brasil

- O Que é Pesquisa De Mercado?

- População Do Brasil Cresce 8,4% E Atinge 183.987.291 Habitantes, Diz Ibge



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia