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INCLUSÃO DIGITAL
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INCLUSÃO DIGITAL Autor: Albênia da Fonsêca Melo A inclusão digital significa a disponibilização do acesso às novas tecnologias digitais da informação e comunicação, além da formação adequada, para que os indivíduos utilizem tais tecnologias em prol do desenvolvimento pessoal, profissional e coletivo na sociedade da informação. Assim sendo, entende-se que a inclusão digital deve ocorrer mediante ações educativas, caracterizadas pelo uso da informática voltada para integrar os cidadãos na era das novas tecnologias, através do acesso às redes computacionais, ou seja, à Internet e seus conteúdos. As ações de inclusão digital devem envolver os governos, as ONGs, as empresas privadas entre outras organizações, para que, assim, seja possível avançar no tocante à alfabetização digital na era informacional . Para Silva Filho (2003, p. 01), a tecnologia de informação e comunicação, renda e educação são os três pilares que formam um tripé essencial para que ocorra a inclusão digital. Dados do Mapa da Exclusão Digital/2003, elaborada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ), juntamente com outras entidades, foi revelado que 12% dos brasileiros têm computador em suas residências e, pouco mais de 8% dessas máquinas, encontram-se conectados à Internet. Diante destes dados, o autor tenta mostrar que a exclusão socioeconômica pela qual passam os indivíduos gera a exclusão digital e vice-versa. Para se incluir cidadãos, é preciso que o governo programe políticas públicas, levando em consideração alguns elementos como: a baixa escolaridade, a baixa renda, entre outros, para que, assim, possa promover oportunidades para todos os cidadãos, inclusive estendendo essas oportunidades às pessoas portadoras de limitações físicas e os idosos. Na sociedade da informação é importante que os indivíduos usem a criatividade para fazer mudanças, e assim driblar as dificuldades encontradas no decorrer de todo o processo. Dessa forma, é mister ressaltar que a sociedade da informação informa bem menos do que se possa imaginar, apesar de ser uma sociedade do conhecimento. Porém, Sabe-se que a inclusão digital faz parte da informação na chamada sociedade do conhecimento. Partindo desse princípio, Silva et al. (2005, p. 30) conceitua inclusão digital como sendo: [...] acesso à informação que está nos meios digitais e, como ponto de chegada, a assimilação da informação e sua reelaboração em novo conhecimento, tendo como conseqüência desejável a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Portanto vale ressaltar que a inclusão digital caminha de mãos dadas com a exclusão social , onde a cidadania dos indivíduos se torna ameaçada na sociedade da informação, sendo o fator econômico decisivo nessa relação. No que se refere ao termo cidadania , conforme a Constituição Federal de 1988, a educação é um direito de todos e dever do Estado e da família, pois promove o desenvolvimento do indivíduo, preparando-o para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.



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