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Coaching – conduzindo ao sucesso que você merece (cont.)André Dametto*Focando em metas individuais, o coaching foca o desenvolvimento de competências para as vivências pessoais e profissionais. Na recente pesquisa How executives grow, da empresa de Consultoria McKinsey, foi evidenciado que a maioria das organizações é deficiente no desenvolvimento de seus executivos. Freqüentemente, acreditam que o talento das pessoas será desenvolvido por si só, ou que as competências necessárias podem sempre ser trazidas do mercado. As evidências práticas mostram que deixar o desenvolvimento da alta liderança ao acaso pode ser um fator de risco para o sucesso dos negócios.O coaching não dá as respostas, mas faz as perguntas certas. Galileu sabiamente afirma: “Você não pode ensinar algo a um homem. Você pode somente ajudá-lo a descobrir sozinho.” O coachee aprende num processo maiêutico, onde o coach se utiliza de perguntas que se multiplicam, a fim de levar o coachee a responder as próprias questões. Há a vantagem de funcionar como verdadeiro exercício mental, já que, utilizando seus próprios conhecimentos, o coachee desenvolve a capacidade associativa, otimizando recursos na estruturação de seu raciocínio e intuição.As vantagens de o cliente buscar por si mesmo as respostas, em vez de receber dicas como no aconselhamento, é que as respostas obtidas são suas, então existe muito mais comprometimento para colocar as idéias em prática. As pessoas precisam mais ser lembradas daquilo que já sabem do que ensinadas. Todos nós já sabemos muito mais do que imaginamos e cabe a nós a responsabilidade de descobrirmos e aproveitarmos o potencial que já possuímos. O coaching não cria dependência, pois o propósito maior deste tipo de trabalho é que o cliente seja autônomo e alcance o que quer, sendo o único responsável pelos resultados advindos. O coaching trabalha para tornar o cliente mais autoconfiante. Um coach não faz terapia, e recomendará um especialista caso este procedimento seja necessário.O coaching está obtendo crescente aceitação no meio empresarial porque é um dos investimentos de desenvolvimento organizacional mais atrativos na relação custo-benefício. Um bom trabalho de coaching é necessariamente focado em resultado, seja para o indivíduo ou para a organização que o contrata. A fim de mensurar a atratividade de programas de coaching, a Fortune 500 publicou recentemente um estudo buscando calcular o ROI (retorno sobre investimento) de um programa de coaching de executivos. O resultado foi que o programa produziu um ROI de 529%, ou seja, um retorno cinco vezes maior sobre o valor investido em coaching. As principais fontes de valor foram: aumento de produtividade (53% dos executivos), aumento da qualidade (48%), melhoria na organização (48%), melhoria no atendimento ao cliente (39%), aumento da retenção dos executivos que receberam coaching (32%), redução de custos (23%), melhoria no relacionamento entre subordinados diretos (77%), melhoria no trabalho em equipe (67%), melhoria no relacionamento com pares (63%), aumento da satisfação no trabalho (61%), redução de conflitos (52%) e aumento do comprometimento com a organização (44%).



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