BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


CUPUAÇU
(Leandro)

Publicidade
CADEIA PRODUTIVA DO CUPUAÇU

Introdução
O cupuaçuzeiro (theobrama grandiflorum) é uma das fruteiras mais populares da Amazônia e vem sendo implantada comercialmente na região sudeste da Bahia, Amazonas e Pará. O seu fruto mede de 12 a 15 cm de comprimento, e 10 a 12 cm de diâmetro, apresentando em média peso de 1 kg 30% de polpa e 35 sementes
A polpa pode ser utilizada para confecção de sorvetes, sucos, geléias, doces e iogurtes. As sementes, para fabricação de chocolate branco, considerado de ótima qualidade. Atualmente, o cupuaçu vem conquistando o mercado de outras regiões do país e do exterior. Espécie de boa adaptação à sombra, propicia a formação de consórcios com outras plantas de porte florestal, permitindo bons resultados econômicos e ecológicos. É uma fruta tropical com grande potencialidade agroeconômica, propiciando um adicional de renda e outros cultivos tropicais.
Do Cupuaçu aproveita-se teoricamente tudo, pois sua polpa de cor caramela serve para fazer sortes, cremes, doces, e outros. Já a casca tanto serve para constituição de adubos orgânicos ou ração, e suas sementes para fazer o chocolate do cupuaçu o "cupulate". Os processos da cadeia produtiva serão descritos asseguir, desde o plantio até chegar a masa do cossumidor final.
Clima e solo
O seu cultivo é recomendado em regiões com temperaturas médias anuais superiores a 22 graus centígrados, pluviosidade anual superior a 1500 milímetros bem distribuídos e umidade relativa do ar acima de 70%. É uma cultura adaptada em terra firme, podendo ser cultivada em solos de baixa, média e alta fertilidade, com boa estruturação física.
Formação de mudas
No plantio comercial de cupuaçu podem ser utilizadas mudas propagadas por semente ou por via vegetativa, através da enxertia.
O cupuaçuzeiro é formado à semelhança da muda de cacau. As sementes devem vir de plantas matrizes produtivas e sadias e de frutos com boas características de rendimento de polpa. As sementes devem ser despolpadas e posteriormente levadas e colocadas para secar à sombra por dois dias. A seguir são colocadas diretamente em sacos de polietileno ou para germinação em leito de areia e pó de serra curtido. Em condições normais as mudas germinam após o décimo quito dia. No caso de sementeira, podem ser transplantadas quando estiverem com 10 a 15 cm. A seguir, devem ser mantidas em viveiro coberto até alcançarem 30 centímetros de altura (4 a 5 meses). Em caso de enxertia, podem ser utilizadas a garfagem lateral. O material a ser enxertado (garfo ou borbulha) deve vir de ramos já produtivos e de diferentes plantas-matrizes, devido ao problema auto-incompatibilidade na polinização.
A pesquisa básica para o melhoramento genético do cupuacuzeiro na Amazônia tem objetivos voltados para a obtenção de clones produtivos, com frutos de bom tamanho e qualidade, resistência a pragas e doenças e ampliação do período de colheita com variedades precoces, medianas e tardias.
Plantio
O cupuaçuzeiro desenvolve-se melhor com sombreamento nos dois primeiros anos, podendo ser cultivado a pleno sol ou em sombreamento pouco denso. Portanto, pode ser instalado em capoeiras ou em sistemas de consórcio com outras espécies como a bananeira, a pupunheira, a seringueira e outras plantas de porte florestal. O espaçamento recomendado é de 8 x 8 metros em triângulo eqüilátero.
O plantio das mudas deve ser feito em covas de 40 x 40 x 40 cm, adubadas com 10 litros de esterco curtido e mais 100 gramas de superfosfato triplo. Usar cobertura morta em volta das mudas, a fim de manter a umidade do solo e controlar o desenvolvimento de ervas daninhas.
Colheita e produção
A colheita é realizada de quatro a cinco meses após a floração. No município de Ituberá (Ba), a colheita ocorre com seu pico de produção entre os meses de fevereiro e março. Os frutos são coletados no chão duas a três vezes pro semana. A colheita é feita manualmente, coletando-se os frutos após a queda. Os frutos são facilmente identificados quando maduros, através do aroma característico dessa fruta.
A produtividade por árvore é bastante variável. Em pomares comerciais de cupuaçu, plantas a partir de sete anos de idade produzem em média de 12 a 15 frutos por planta. O rendimento médio para extração da polpa é em torno de 30%. Em um hectare são plantados 119 cupuaçuzeiros, donde se conclui que sua produtividade de 644 kg de polpa.
Descriçao do Processo produtivo para obtenção da geleia do cupuaçu
Recepção/Seleção – Após o recebimento, faz-se uma inspeção para verificar as condições gerais da polpa e estado de congelamento em que se encontra. Nunca se deve congelar um material que já foi descongelado, pois poderão ocorrer perdas dos componentes de aroma, sabor e nutrientes.
Pesagem – Antes da homogenização, a polpa é pesada de acordo com a formulação a ser utilizada, para controle do produto final e cálculo de rendimento
Homogenização – É feita com água, na quantidade estabelecida pela formulação
Pré-aquecimento – Tem o objetivo de reduzir os microrganismo, inativar enzimas e tornar o suco menos consistente.
Peneiramento ou Filtração – Tem o objetivo de eliminar os residos fibroso e melhorar a consistência e uniformidade do produto.
Formulação – O suco é tranportado para o tanque de formulação adicionando açúcar. a) polpa= 35%; b) açúcar=23%; c)água= 42%
Concentração – é feita em tacho concentrado com camisa de vapor, a mistura suco e açúcar é concentrada até atingir o ponto de geléia . Enchimento – os recipiente deverão ser lavados ( geralmente são vidros ), sanitizados e esterilizados com água potável para evitar contaminação do produto final.
Fechamento – é realizado após o enchimento, deverá ser invertido para que o recipiente seja totalmente esterilizado, inclusive a parte de dentro da tampa.
Esterilização – Como a geléia é envasada quente, já esteriliza a embalagem. Depois se faz o esfriamento para completar o processo.
Resfriamento – Feito em tanque de água fria. Rápido para evitar o choque térmico.
Rotulagem – o rotulo será colocado com as seguintes especificações: nome do produto, ingrediente, peso liquido, data de fabricação, prazo de validade e tempo de conservação em geladeira.
Estocagem – o Produto deve ser estocado em local apropiado da fabrica, pronto para consummo.
Fluxograma para aproveitamento integral do cupuaçu



Resumos Relacionados


- Valor Nutritivo Do Chocolate: Um Derivado Do Cacau

- Nem Só De Doce Vive A Abóbora Ou Jerimum

- A Pupunheira Na AmazÔnia Brasileira

- Do Cacau Ao Chocolate

- O Poder De Cura Do Limão-alimento Natural,técnicas Terapêuticas,saúde.



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia