BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


O caso Maddie e o marketing
(RUI ALMEIDA BRANCO)

Publicidade
Vivemos numa sociedade globalizada, refém de forças que nos impõem consumos e padrões de consumo, muitas vezes contra as nossas reais e prioritárias necessidades! Hoje, mais do que nunca, somos muitas vezes consumidores compulsivos e acríticos, aceitando e comprando aquilo que nos é bem impingido.Numa conotação talvez excessiva, é o "bom" Marketing estratégico, e depois o táctico, que decide do valor que um bem económico tem para as nossas necessidades, sobreponde-se ao livre arbítrio da razão!As "massas" e as opiniões públicas são realidades sociais que um Marketing bem concebido e depois bem executado manipulam com arrepiante á vontade, ao sabor das intenções estratégicas de quem elaborou um bom plano!Os "media" são normalmente bons fios condutores desses fortíssimos desígnios, cumprindo raramente através de honrosas excepções, uma função deontológica básica de se constituirem em filtros e construtores de uma boa e sã informação.Fiz estas notas introdutórias porque o caso Maddie Maccan cai infalizmente na alçada das desiludidas conclusões que emiti.Mentes engenhosas tentaram e quase conseguiram tranformar radicalmente a substãncia de um caso, tal como uma boa estratégia/acção de marketing consegue impingir com muito sucesso um produto de qualidade duvidosa!A qualidade em Marketing é subjectiva e não objectiva, como dirá de cátedra um especialista! Neste caso, a aceitação subjectiva daquilo que nos queriam impingir teve uma campanha promocional de "medias" sem precedência, no mercado global!Até o Papa, célere, colaborou e benzeu, provando mais uma vez que afinal não é mesmo infalível!Admito que a campanha, que assumiu laivos maquiavélicos, vá acabar muito mal e que a verdade apareçerá á tona como o azeite.Felizmente a polícia fez o papel daquele demente que conseguiu dizer contra as maiorias esclarecidas e interesses instalados, que o rei ia mesmo nu! Agora, já todos os "media" também clamam implacávelmente:- O rei vai nu"O marketing sem ética, que tenta impingir consumos massificados, foi derrotado!Faço ardentes votos para que nos outros domínios da vida social e económica, onde ele ganha tantas e tantas vezes, seja também inexorávelmete vencido no final!Ainda acredito que não há crime perfeito, e que o caminho do desenvolvimento do Homem enquanto espécie planetária e universal será mesmo rumo aos valores da liberdade com solidariedade, igualdade e justiça!



Resumos Relacionados


- Tudo Sobre Network Marketing

- IntracomunicaÇÃo

- Os 4 Es De Marketing E Branding

- Marketing De Afiliados.

- O Comportamento Do Consumidor



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia