BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Vagas no Mercado de Trabalho
(Antonio Reis)

Publicidade
O Mercado de Trabalho está com uma enorme quantidade de vagas a serem preenchidas, mas há falta de mão-de-obra.
Porque falta mão-de-obra, se muitas pessoas estão desempregadas?
Existem vários fatores, um deles é a necessidade de conhecimento específico para o cargo a ser ocupado, por exemplo: se a vaga for da área contábil, é necessário conhecimento de contabilidade, se a vaga for de programador de computadores, é necessário saber programar computadores.
Isto tudo é óbvio, mas porque muitas pessoas têm o conhecimento específico exigido pela empresa e a vaga não é preenchida?
A questão é que não basta ter o conhecimento, às vezes as empresas contratam sem nem ao menos a pessoa ter todo o conhecimento necessário, basta o candidato ter o perfil desejado pela empresa.
Perfil do candidato
Muitas vezes a vaga exige uma formação mais ampla do candidato, porque a modernidade exige competências mais completas.
Vejamos algumas destas exigências:
1. Domínio da leitura e da escrita.
a. Para se viver e trabalhar na sociedade atual é necessário um domínio cada vez maior da leitura e da escrita. Os candidatos devem saber comunicar-se usando palavras, números e imagens.
b. Saber ler e escrever já não é um simples problema de alfabetização, é um autêntico problema de sobrevivência.
c. Todos devem saber ler e escrever com desenvoltura para poderem participar ativa e produtivamente da vida social.
2. Capacidade de fazer cálculos e de resolver problemas.
a. Na vida diária e no trabalho é fundamental saber calcular e resolver problemas.
b. Calcular é fazer contas. Resolver problemas é tomar decisões fundamentadas em todos os domínios da existência humana.
c. Na vida social é necessário dar solução positiva aos problemas e às crises. Uma solução é positiva quando produz o bem de todos.
d. Na sala de aula, no trabalho, no clube, em casa é possível aprender a viver democraticamente e positivamente, solucionando as dificuldades de modo construtivo e respeitando os direitos humanos.
3. Capacidade de analisar, sintetizar e interpretar dados, fatos e situações.
a. Na sociedade moderna é fundamental a capacidade de descrever, analisar e comparar, para que a pessoa possa expor o próprio pensamento oralmente ou por escrito.
b. Não é possível participar ativamente da vida da sociedade global, se não somos capazes de manejar símbolos, signos, dados, códigos e outras formas de expressão lingüística.
c. Para serem produtivos na escola, no trabalho e na vida como um todo, as pessoas deverão aprender a expressar-se com precisão oralmente e por escrito.
4. Capacidade de compreender o seu meio social.
a. Ser uma pessoa capaz de converter problemas em oportunidades.
b. Criar unidade de propósitos a partir da diversidade e da diferença.
c. Ser capaz de organizar-se para defender seus interesses e solucionar problemas, através do diálogo e da negociação respeitando as regras, leis e normas estabelecidas.
d. A construção de uma sociedade democrática e produtiva requer que todos recebam informações e formação que lhes permitam atuar como cidadãos. Exercer a cidadania significa: Atuar para fazer do Brasil um estado social de direito, isto é, trabalhar para fazer possíveis, para todos, os direitos humanos.
5. Receber criticamente os meios de comunicação.
a. Um receptor crítico dos meios de comunicação (cinema, televisão, rádio, jornais e revistas) é alguém que não se deixa manipular como pessoa, como consumidor, como cidadão.
b. Aprender a entender os meios de comunicação nos permite usá-los para nos comunicarmos à distância, para obtermos educação básica e profissional, articularmo-nos em nível planetário e para conhecermos outros modelos de convivência e produtividade.
c. Os meios de comunicação não são passatempos. Eles produzem e reproduzem novos saberes, éticas e estilos de vida.
d. Todas as pessoas devem aprender a interagir com as diversas linguagens expressivas dos meios de comunicação para que possam criar formas novas de pensar, sentir e atuar no convívio democrático.
6. Capacidade de localizar, acessar e usar melhor a informação acumulada.
a. Não é possível ingressar no mercado de trabalho sem saber localizar dados, pessoas, experiências e, principalmente, sem saber como usar essa informação para resolver problemas.
b. Será necessário consultar rotineiramente bibliotecas, videotecas, centros de informação e documentação, museus, publicações especializadas e redes eletrônicas.
c. Descrever, sistematizar e difundir conhecimentos será fundamental, portanto, todos deverão aprender a manejar a informação.
7. Capacidade de planejar, trabalhar e decidir em grupo.
a. Saber associar-se, saber trabalhar, coordenar e produzir em equipe são saberes estratégicos para a produtividade e fundamentais para a democracia.
b. A capacidade de trabalhar, planejar e decidir em grupo se forma cotidianamente na escola, no trabalho, na família e no grupo de amigos.
c. Saber negociar com seus colegas para selecionar metas, estratégias e métodos para alcançar objetivos na solução de problemas.
d. Definir níveis de desempenho desejados para expor e defender seus trabalhos.
Vejam quantas qualidades devemos ter para preencher um posto de trabalho, não basta apenas ter o conhecimento específico, temos que ter algo mais a oferecer.
Qualquer agência de emprego ou psicóloga encarregada na captação de mão-de-obra fará testes, entrevistas e dinâmicas de grupo para identificar no candidato as qualidades e competências necessárias para a vaga.
Portanto, devemos procurar em todos os momentos e situações de nossas vidas aprender, ler e estudar cada vez mais, para sermos pessoas aptas para o mercado de trabalho e para a vida em sociedade.



Resumos Relacionados


- Uma Didática Para A Pedagogia Histórico-crítica

- A Leitura Desenvolve O Intelecto

- Habilidades E Competências Gerenciais

- Uso Da Tecnologia Como Mediadora No Ensino-aprendizado

- Professores Reflexivos Em Uma Escola Reflexiva



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia