BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Putos e traquinas
(Rita Maciel)

Publicidade
Têm problemas de conduta e de aprendizagem. Não param de se mover, distraem-se com facilidade, aborrecem-se rapidamente, são desorganizados, desobedientes e mandões. Parece que não escutam quando se lhes fala. Enfim, são pequenos turbilhões que exigem enormes quantidades de energia por parte dos seus pais. Trata-se de crianças que padecem de um transtorno conhecido actualmente como "Síndroma de Défice de Atenção e Hiperactividade" (SDAH). A situação torna-se preocupante quando estas crianças começam a frequentar a escola e o seu comportamento pode comprometer o desempenho escolar. O sinal principal desta perturbação é a marcada diminuição da capacidade de concentrar a atenção. Também pode haver impulsividade e às vezes hiperactividade. A estas crianças torna-se realmente muito difícil poder concentrar-se. No entanto, não será demais relembrar, resumidamente, alguns destes sinais e características das crianças, não esquecendo que cada caso é um caso, cada criança, cada família vive a sua realidade de forma distinta. Os comportamentos mais característicos são: ? Problemas de atenção: dificuldades em seguir instruções; não parece ouvir os pais ou professores; não acaba os trabalhos escolares; não é capaz de se focar nas actividades; frequentemente perdem as suas coisas, tanto na escola como os seus brinquedos; não presta atenção suficiente aos pormenores ou comete erros por descuido nas tarefas escolares ou outras actividades; tem dificuldade em organizar tarefas e actividades; parece muito distraído e esquecido. ? Comportamento impulsivo: frequentemente responde antes de as perguntas terem acabado; tem dificuldade em esperar pela sua vez; interrompe constantemente os outros. ? Comportamento hiperactivo: mexe excessivamente as mãos e os pés; move-se excessivamente de um lado para o outro, colocando-se por vezes em situações de risco; não consegue estar sentado no mesmo sítio por muito tempo; corre ou salta excessivamente em situações em que é inadequado fazê-lo; tem dificuldade para jogar ou dedicar-se tranquilamente a actividade de ócio; frequentemente "anda" como se estivesse "ligado" a um motor. Apesar de poder identificar estes sinais em algumas crianças, é de realçar que o diagnóstico é clínico e que só pode ser obtido com rigor através da informação recolhida de uma avaliação multidisciplinar (pediatra, neurologista, psicólogo, etc.). A estratégia de trabalho adequada para cada criança estabelecer-se-á de acordo com cada caso em particular. Desde a psicologia, trabalhar-se-á especialmente a relação da criança com as suas dificuldades, o restabelecimento do auto – estima e a inserção e inter-relação da criança com a família.



Resumos Relacionados


- Hiperactividade

- O Que É A Hiperactividade?

- Observações Acerca Das Dificuldades Específicas De Aprendizagem

- Hiperactividade E Défice De Atenção: Manual Para Pais E Professores

- Hiperatividade



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia