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Nakajima Ki.84
(E.R. Hickel)

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Caça-bombardeiro monoposto Ki.84 Hayate (furacão) de 1944. O Ki.84 do Exército Imperial era visto como o melhor caça japonês da Segunda Guerra Mundial. Entretanto, ele não estava livre de problemas. Seu excelente desempenho global era devido, em parte, ao extremamente avançado motor de injeção direta, a primeira versão feita para o Exército do motor NK9A, da Marinha. Ainda assim, este motor apresentava constantes problemas e requeria hábil manutenção. T. Koyama projetou o Ki.84 para que o aparelho fosse capaz de enfrentar uma série de fatores adversos, melhor que qualquer outra aeronave de guerra japonesa, porém o mau tratamento dado ao aço de alta resistência provocava a quebra dos trens de pouso. Assim, a deterioração progressiva do controle de qualidade significava que os pilotos nunca sabiam como um determinado aparelho se comportaria, se os freios funcionariam ou se, tentando interceptar uma B 29, sobre o Japão, eles seriam capazes de alcançar a altitude necessária. A despeito disso, o Ki.84 era potencialmente excelente, quando perseguido subia mais e manobrava melhor que o P 51H e o P 47N! Os primeiros lotes foram para a China, onde a 22ª Sentai "dançava" ao redor da 14.ª Força Aérea do general Chennault. A unidade, então, transferiu-se para as Filipinas, onde a deterioração acentuou-se com acidentes, escassez de peças e manutenção deficiente. Freqüentes bombardeios da fábrica de motores Musashi e a extrema necessidade de economizar matéria-prima levou a vários projetos e protótipos de madeira (os Ki.84-II e Ki.106) ou de aço (Ki.113) e modelos avançados com motores Ha-45Ru turbo, de 2.000 HP, Ha-45/44 com turbocompressor de dois estágios e três velocidades e o Ha-44/13, de 2.500 HP. A produção total do Hayate foi de 3.514 (2.689 em Ohta, 727 em Utsonomiya e 95 na Mandchúria, pela Mansyu, a qual também fabricou o Ki.116, com motor menor Ha-112, e três em Tachikawa). O codnome aliado para o Ki.84 era "Frank". O modelo Ki.84-I-Ko tinha um motor Nakajima Ha.45 com 1.900HP de potência. A envergadura era de 11,23m e o comprimento de 9,92m. Suportava peso máximo de decolagem de 3.890Kg; atingia a velocidade máxima de 631Km/h, com alcance de 2.920Km e teto de 10.500m. A aeronave estava armada com duas metralhadoras de 13mm (calibre .50) mais dois canhões de 20mm.



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