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Nakajima Ki.115
(E.R. Hickel)

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Aeronave suicida Ki.115 Tsurugi (sabre). O Ki.115 foi propositalmente planejado visando apenas missões suicidas. Assim a aeronave era a expressão da simplicidade, pois era preciso produzi-las em massa, com operários inexperientes e utilizando ao mínimo os escassos recursos de guerra. O Exército nipônico, em janeiro de 1945, ainda instruiu que a aeronave deveria ser de fácil manutenção, ser capaz de carregar pelo menos uma bomba e ter estrutura adaptável para motores radiais com potência variando de 800 a 1.300 HP. A velocidade deveria ser de pelo menos 340 Km/h com trem de pouso (descartável) e de 515 Km/h sem trem de pouso. Com estas especificacoes, o engenheiro Aori Kunihiro, acessorado pelo pessoal do Instituto de Pesquisa Mitaka e da Companhia Industrial Ota Ltda., projetou o Ki-115a Tsurugi para ataques suicidas. O primeiro protótipo voou em março de 1945, porém a maneabilidade era ruim, o que levou a ajustes no desenho. Cerca de 105 unidades chegaram a ser produzidas, porém nenhuma delas foi empregada operacionalmente, talvez porque estavam sendo reservadas para defender as ilhas metropolitanas ante uma invasão aliada, que acabou não acontecendo. O Ki.115 não chegou a receber codnome aliado. O modelo Ki.115a tinha um motor Nakajima Ha-35 com 1.150HP de potência. A envergadura era de 8,60m e o comprimento de 8,55m. Suportava peso máximo de decolagem de 2.880Kg; atingia a velocidade máxima de 550Km/h, com alcance de 1.200Km e sem informação sobre teto. A aeronave não possuia armamento e carregava 800Kg de explosivos.



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