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A POÉTICA DA ÁGUA
(Conceição Ramos)

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Emergindo da profundeza das águas de Thiago de Melo e de García Lorca, o texto de Conceição Ramos é um sedutor convite ao leitor para navegar, com ela, no universo amazônico exuberante de água e no universo granadino árido e seco, eternamente apaixonado pela água, aí tão escassa. A "água doce/vida" e a chuva franciscana" são a fonte onde a Autora leva o leitor a beber a seiva frutificadora dos seus devaneios esfomeados de terra e em busca ávida da "água/sêmen do rio e/ou da chuva". Literalmente arrastado pela correnteza do texto poético de Conceição Ramos, o leitor embarca no jogo de sedução da palavra, do qual lhe é impossível escapar, tão preso está às imagens aquáticas de Thiago de Mello e de García Lorca que lhe são reveladas. A POÉTICA DA ÁGUA: uma leitura fenomenológica de Thiago de Mello e de García Lorca revela toda a extensão da sensibillidade da Autora que mergulha nos poemas de Thiago de Mello e de García Lorca para aí encontrar o elemento comum: o devaneio diante da água.Navegar é preciso. Mas não é fácil. Navegar em águas que singularizam o imaginário de um poeta é menos fácil ainda. E então, o que dizer de navegar em almas tão profundamente aquáticas como a de Thiago de Mello e a de Federico García Lorca? Conceição navegou, por meses e meses, por diferentes águas (ora tenebrosos, negras águas transparentes; ora doces, cristalinas, tranqüilas) e vivenciou a "imagem da descoberta da liberdade". Ao estudar a androginia da água (água feminina, maternal, "sustentada na paz da anima" e água que "se masculiniza para penetrar a terra e saciar, assim, seu desejo"), Conceição recorreu à tese junguiana que nos remete ao "androginismo que reside no fundo da alma humana". Além disso, mostrou a ambivalência da água ("que fertiliza, dá vida, mas também afoga, mata"), estabelecendo com o texto de Thiago de Mello e o de García Lorca uma relação dinâmica, recriando o universo aquático desses poetas. Como uma bússola, atenta e sensível, Conceição buscou todos os rumos dessas águas e suas múltiplas imagens, fazendo-as fluir, na potencialidade expressiva da palavra, como forma de dessendentar o coração e de lavrar a pele da sensibilidade do leitor/devaneador que sabe entregar-se à leitura desse trabalho, tão consciente e coerentemente construído. Conceição ouviu, com os poetas, a "voz da água", devaneou com as canções, desenraizou a palavra fincada junto aos álamos e narcizou o universo poético de Thiago de Mello e García Lorca para que todos os leitores participem da "vontade do belo" e experimentem o impulso maior, "o impulso da verticalidade". Conceição, segundo a fenomenologia de Bachelard, soube "ver na água/na alma". E, mais que isso, soube ver na água a alma humana, transformada (ou a transformar-se) pelo poder irreversível da poesia, uma vez que "Renascidas, as palavras sonham, e a água flui".



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