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Metodologia de marketing
(ana)

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As principais fontes desta pesquisa foram os clientes da Flor da Amazônia. A mesma foi desenvolvida de modo informal e flexível, procurando obter um conhecimento do nível de satisfação e expectativas dos pesquisados. O tipo de pesquisa utilizada para o desenvolvimento deste trabalho foi a pesquisa descritiva, uma vez que, o objetivo foi o levantamento das ameaças e oportunidades externas à organização e análise das necessidades dos consumidores efetivos e potenciais, para que a empresa adotasse procedimentos que a tornasse mais competitiva e eficiente. A pesquisa foi desenvolvida junto aos clientes, visando a obtenção de subsídios para a realização do trabalho. A técnica utilizada foi o levantamento de dados através do questionário, que buscou informações básicas para o conhecimento dos concorrentes, clientes, qualidade dos produtos e para a formulação de um planejamento de Marketing. A realização do trabalho se deu através de três instrumentos: Bibliografia que forneceu o suporte teórico para a realização da pesquisa; Pesquisa documental que tratou dos registros da empresa utilizados como parâmetros para efetivação do trabalho; Questionário, que foi responsável pela coleta de dados. A análise dos dados foi efetuada através da utilização de gráficos desenvolvidos segundo princípios estatísticos e montados no programa Excel. Diante às proposições citadas, a Flor da Amazônia, empresa constituída em 1996 para comercialização de flores é o desígnio deste trabalho. Esta organização necessita de uma estratégia de solidificação e divulgação dos seus produtos, para assim adquirir parcela significativa no mercado. A constituição da Flor da Amazônia, não foi respaldada por nenhum projeto de viabilidade mercadológica, ainda que no mercado já existam inúmeras organizações explorando este mesmo ramo. Existe, portanto a necessidade de um estudo minucioso para que se possa encontrar alternativas que dêem continuidade e prosperidade a este empreendimento. Atuando em um mercado altamente competitivo, a Flor da Amazônia possui poucos recursos para a divulgação de seus produtos, necessitando, portanto, de um planejamento de Marketing, que auxiliará no desafio de responder às exigências dos consumidores, oferecendo-lhes o que necessitam e desejam, tornando-os satisfeitos e assegurando a confiança conquistada nos seus produtos. Em resposta a esta satisfação, os clientes poderão comprar mais e permanecer leais à marca por mais tempo, além de divulgar e indicar a empresa a outras pessoas. Para manter sua participação no mercado, a Floricultura Flor da Amazônia foi analisada em uma pesquisa de mercado, na qual os clientes opinaram através de questões abertas e fechadas sobre a mesma, dando sugestões e ressaltando os pontos fortes e fracos.



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