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planejamento mercadologico
(ana)

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O planejamento mercadológico é um desenvolvimento sistemático de ações programadas para atingir os objetivos da empresa através do processo de análise, avaliação e seleção das melhores oportunidades. O processo de planejamento de Marketing consiste em definir a missão da empresa, seus objetivos e metas, o portifólio de negócio e os planos funcionais.
A definição da missão deve ser orientada para o mercado, deve ser realizável, estimulante e específica para direcionar a empresa no sentido das melhores oportunidades de mercado. A definição da missão conduz aos objetivos e metas.
Os objetivos estabelecem o alvo ou o ponto desejado pela empresa. São padrões de empenho qualitativo e guias que determinam as ações da empresa durante determinado período.
As metas são padrões de desempenho quantitativos que representam a quantificação dos objetivos estabelecidos e indicam desempenho.
O planejamento mercadológico exige análise e escolha do portifólio de negócios da organização. O melhor portifólio é aquele que se adapta às forças e fraquezas da empresa diante das oportunidades do ambiente. A organização investirá maior volume de recursos em seus negócios mais lucrativos e reduzirá seus investimentos ou abandonará os negócios mais fracos.
Este tipo de análise não constitui a única solução para encontrar a melhor estratégia de negócios, entretanto, pode ajudar a administração a compreender a situação geral da empresa, a perceber contribuição de cada negócio ou produto, a destinar recursos para seus negócios e a orientar a empresa para um futuro sucesso.
Cada uma das áreas funcionais da empresa provê inputs para o planejamento mercadológico. Uma vez que os objetivos organizacionais tenham sido definidos, a administração de cada área deve preparar o grupo de planos funcionais que coordena as atividades dos departamentos de Marketing, de finanças, de produção e outros. Cada departamento tem uma idéia diferente sobre quais objetivos e atividades são os mais importantes. Os administradores de Marketing devem entender os pontos de vista dos outros departamentos e trabalhar em acordo com os administradores funcionais de cada um deles para desenvolver um planejamento que possa alcançar os objetivos gerais da empresa da melhor maneira possível.
Enfim o planejamento mercadológico é -um processo gerencial de desenvolver e manter um ajuste viável entre os objetivos, habilidades c recursos organizacionais. O planejamento deve ser flexível para se adaptar às necessidades de sobrevivência da organização, manutenção ou crescimento de mercado.



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