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O Cupuaçu faz sucesso no Mundo
(Mirteles)

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O CUPUACU FAZ SUCESSO NO MUNDO - Dois anos depois do inicio da polêmica sobre a marca comercial do cupuaçu, o Escritório japonês de Patentes decidiu cancelar o registro de uma empresa japonesa, atendendo pedido de entidades brasileiras. Fruta amazônica apreciada no exterior para uso na indústria alimentícia é de cosméticos, o cupuaçu tornou-se o centro de uma polemica depois que a empresa japonesa Asahi Foods registrou em 2002, seu nome como uma marca comercial, impedindo sua exportação pelos produtores brasileiros. O pedido para anulação do registro da marca foi feito pela Amazonlink, ONG que defende os recursos da Amazônia, é pelo Grupo de Trabalho Amazônico (GTA), entidade que une mais de 500 associações de produtores da região. A Informação da decisão japonesa é do advogado da Amazonlink, Eugenio Pantoja. Com a decisão, a empresa japonesa já não tem mais a exclusividade do uso da “marca” cupuaçu. Até então, os produtores brasileiros que comercializavam a fruta no exterior eram obrigados a pagar royalties aos japoneses sempre que o nome “cupuaçu” aparecia nas embalagens do produto in natura ou de seus derivados. É uma batalha ganha contra as multinacionais que chegam a se apropriam das riquezas do Pais, mais especificamente da Amazônia, sem nenhum escrúpulo” , disse o advogado. Outro motivo positivo, segundo o advogado, é que a decisão é definitiva. “Agora, a Asahi não pode mais recorrer administrativamente e é bem pouco provável que recorra juridicamente, pois o parecer do escritório de patentes no Japão foi totalmente contrario ao pedido da Asahi”. A Asahi Foods registrou o nome cupuaçu em um escritório de patentes em Munique, na Alemanha. Para evitar novos direitos de uso do nome da fruta na Europa, o Ministério das Relações Exteriores entrou com pedido de cancelamento do registro no Instituto de Harmonização do Mercado Interno Europeu, em Alka, na Espanha. (fonte: Jornal Progresso da Amazônia)



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