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O Treinamento de Equipes
(Paulo Elias)

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O TREINAMENTO DA EQUIPE
Diversas Empresas, principalmente as de médio e pequeno porte, não investem no treinamento e na capacitação de sua Equipe. Faça você leitor e Empresário um “mea culpa “ - A quanto tempo não é realizado um treinamento em sua Empresa? A grande maioria responderá que nunca foi feito. O treinamento das equipes ainda é visto como um custo adicional e não como um investimento que busca um retorno efetivo na performance e no próprio desenvolvimento da Empresa e de seu pessoal. Sem treinamento, sem qualificação e sem atualização dos conhecimentos e envolvimento dos funcionários, cada vez mais a Empresa é envolvida na falta de renovação , na rotina e no paradigma: “ nós sempre fizemos desta maneira e deu certo “. Sem o devido treinamento, focado nos problemas e dificuldades de cada organização, a rotina toma conta, sufocando a criatividade, bloqueando a participação dos membros da Equipe e comprometendo o desempenho. As expectativas do gestor quanto ao futuro, evolução, desempenho da Empresa e resultados esperados e/ou almejados se distanciam ou são frustados pois o comprometimento de sua Equipe não está em consonância com as metas e objetivos traçados pelo mesmo ou , não rara vezes, os principais colaboradores até as desconhecem. O treinamento em muitas empresas tambem passou a ser um paradigma, pois o antigo Treinamento aplicado às Empresas, na verdade não passava de um repasse de conhecimentos. Os palestrantes e/ou professores e/ou especialistas ensinavam técnicas e conceitos, que muitas vezes eram de difícil aplicação no dia a dia da Empresa ou, até mesmo, não tinham nada a ver com a sua realidade. O conhecimento e as técnicas ensinadas eram de volátil assimilação para os participantes, sendo facilmente esquecidas quando do seu retorno as suas atividades. O aprendizado e sua real aplicação eram de caráter individual , variavam de pessoa para pessoa ou divergiam conforme os interesses particulares. A simples captação de coleções esporádicas de definições, conceito e técnicas fragmentadas, alienadas do contexto, perdiam seu significado e podiam gerar uma visão distorcida dos ensinamentos envolvidos. Frente a crescente modernização os cursos de capacitação profissional tiveram que se adaptar ao competitivo mercado de trabalho e a falta de tempo dos profissionais modernos. Alem de curtos, se baseiam no aprendizado de conceitos de gestão por meio de dinâmicas ou de atividades interativas. Os jogos de ação simulam situações hipotéticas que testam a capacidade de tomada de decisões, de planejamento, e as atitudes e relações do grupo frente aos problemas e desafios apresentados. A identificação e analogia dos problemas hipotéticos com as reais situações encontradas no dia a dia levam o grupo a consensar possíveis necessidades de adequações em suas rotinas , otimizando o processo de melhoria contínua. A importância da transmissão do conhecimento passou a ser um processo dinâmico, proveniente da experiência direta. O treinamento passou a ter um papel estratégico na Organização. Os objetivos do treinamento passaram a estar alinhados as estratégias da Empresa, baseados num levantamento prévio de necessidades e alinhados ao propósito da mesma. O papel do instrutor , antigo professor palestrante , dono do conhecimento e da suprema verdade incontestável também se alterou , o mesmo passou a ser um mero facilitador, um condutor do assunto e das atividades , um mediador que promove a discussão aos temas abordados , levando assim o grupo a desenvolver seus próprios conceitos e, principalmente fomentando a análise e a proposição real de melhorias e mudanças inerentes à rotina da Empresa. O treinamento ou Seminário corporativo estimulou e priorizou o desenvolvimento das habilidades de seus participantes , os quais se comprometem com os resultados de aplicação prática , implementação dos processos e melhorias nas rotinas e nas relações do grupo. O treinamento é o momento de interação entre os membros da Equipe,que através da Comunicação, Colaboração, Cooperação, Comprometimento, Resolução de conflitos internos e , principalmente, através do somatório das habilidades individuais passam a repensar seus processos , discutir seus relacionamentos e interações, visando o crescimento do grupo e da própria Empresa. O treinamento da Equipe é uma poderosa ferramenta de melhoria contínua. É o momento de afiar o machado, para que o mesmo possa ser melhorado e assim otimizar a produtividade. Uma Empresa focada no treinamento e no desenvolvimento de seus colaboradores está, na verdade, investindo no seu futuro e na sua perpetuação em um mercado dinâmico, o qual cada vez mais as pessoas devem estar envolvidas e contribuindo com o desenvolvimento não só uns dos outros , como o da própria Organização. O Treinamento Experiencial desenvolve a base necessária para sustentar, dirigir e integrar o aprendizado de seus colaboradores na vida da Empresa. Paulo Elias Consultor Organizacional



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