BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Estratégia de Empresas - Feedback 360º - www.kmol.online.pt/artigos
()

Publicidade
Feedback 360º

A ferramenta de avaliação 360º ainda não é muito utilizada. Contudo os seus benefícios são diversos. Este artigo, bastante prático, lista alguns dos aspectos a ter em conta na aplicação dessa ferramenta. O feedback 360º é um sistema de avaliação pelo qual cada pessoa é avaliada pelo seu chefe, pelos seus companheiros, colaboradores, e inclusive, clientes. A avaliação é realizada por intermédio de um questionário no qual se avaliam questões como o desempenho, as necessidades de formação ou a qualidade de serviço oferecido, e onde se recolhe informação sobre capacidades individuais e conhecimentos. Normalmente, utiliza-se esta ferramenta nos níveis de direcção médio-altos. Recomendações gerais para aplicar a avaliação de múltiplas fontes: a) Não é aconselhável em cenários com um clima laboral precário; b) Também não é recomendado para tomar decisões de recompensa; c) É importante ter validado um modelo de competências; d) É importante aproveitar a informação obtida para acções de melhoria; e) É imprescindível a confidencialidade da informação e o anonimato; f) A pessoa avaliada deve poder escolher quem o vai avaliar (de acordo com alguns critérios). Não aplicar... a) numa pequena empresa com dificuldades para obter um número suficiente de respostas (perigo de subjectividade na avaliação); b) numa empresa com uma cultura hierárquica, competitividade interna e rigidez; c) numa empresa em período de mudança e reestruturação. Como escolher um questionário As ferramentas podem-se comprar já feitas ou podem ser elaboradas ad-hoc para a nossa empresa. Se se comprarem já feitas, na altura de escolher um questionário há que seguir uma série de recomendações: 1. Assegurar que os aspectos que o questionário mede coincidem com os que a nossa empresa deseja desenvolver e são chave para o nosso êxito. 2. As alíneas devem descrever condutas específicas e observáveis, descritas de forma positiva, descrevendo situações pessoais e não genéricas ("Ganho confiança quando resolvo os problemas de forma eficiente" de vez de "Os colaboradores que resolvem os problemas de forma eficiente ganham confiança" - excepto se se refere a condutas que envolvem mais do que uma pessoa) e que podem aplicar-se a todas as pessoas que rodeiam o avaliado (não apenas a chefes, colaboradores ou colegas em separado). 3. O questionário deve: - identificar as condutas importantes para o desempenho do trabalho da avaliada - identificar a origem das pontuações do feedback - comparar o feedback com outros e com a média (no caso de a ter disponível) - definir o feedback por items e áreas - incluir recomendações.



Resumos Relacionados


- Avaliação 360 Graus

- Preciso Saber Se Estou Indo Bem!

- Diario Catarinense

- Www.hsm.com.br

- Definição De Gestão Estratégica De Recursos Humanos



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia