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OS MAÇONS E A ABOLIÇÃO NO AMAZONAS
(Abrahim Baze; Jerson Aranha)

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ESCRAVATURA - Os Maçons e a abolição O Amazonas possuía, em relação às outras províncias, pequena quantidade de escravos. Fácil, portanto, a propaganda abolicionista. Tal situação estimulava os maçons ( pedreiros livres) a entrarem em ação. Fundaram a “Sociedade Emancipadora Amazonense”, em março de 1880, da qual foram fundadores: Bento de Figueiredo Tenreiro Aranha, Miguel Gomes de Figueiredo, José Coelho de Miranda Leão, José de Lima Penantes e Augusto Elíseo de Castro Fonseca. Por influência de maçons no seio da Assembléia Provincial, desde o ano de 1880 até 1884, todos os orçamentos consignavam dotações específicas na lista de suas despesas, destinadas à libertação, cujas cartas de alforria eram entregues sempre em festas solenes, para maior retumbância do acontecimento. Por disposições legais dificultavam-se entradas de escravos no território amazonense. Para isso, taxas pesadas se decretaram. O tributo de averbação por venda de cativos tornou-se vexatório, para se evitar que tais negociações continuassem. Rara era a festa, regozijo público ou particular que não fosse marcada com a entrega de carta de alforria. No ano de 1884, a Grande Benemérita loja simbólica “Esperança e Porvir nº1”e a Grande Benemérita Loja Simbólica “Amazonas nº 2” foram as que mais desenvolveram as suas ações abolicionistas. Maçons dessas duas lojas seriam autores da Lei de 24 de abril de 1884, que consignou a quantia de 300 contos de réis,num orçamento de 2.500 contos, para completar as alforrias, ao mesmo tempo proibindo a entrada de novos escravos na Província do Amazonas. Buscando um fortalecimento ainda maior para os seus ideais, fundaram também a Sociedade Libertadora 25 de Março”e o respectivo órgão na imprensa, o “Abolicionista Amazonense”que teria, no seio da opinião pública, a devida repercussão. Vários fôramos maçons que se brilharam neste movimento emancipador; dentre eles, destacam-se: Carlos Gavinho Viana, Bento de Figueiredo Tenreiro Aranha, Antonio dias dos Passos, Deocleciano Justo da Mata Bacelar, Antonio Clemente Ribeiro Bitrtencourt, Maximiano José Roberto Gentil Rodrigues de Souza, João Carlos Antony, Pedro Ayres Marinho, Antonio Hosannah de Oliveira, Francisco Públio Ribeiro Bittencourt, Antonio Ponce de Leão e Antonio Guerreiro Antony – os três últimos viajaram pelos rios Purus, madeira e Solimões alforriando escravos. No dia 10 de julho de 1884 foi decretada a extinção da escravatura, por um maçon que governava a Província do Amazonas: Theodureto Carlos de Faria Souto. Esse ato ficou assim assinalado: “Foi um acontecimento que se revestiu de alta significação social e política, pelas suas bem’ficas conseqüências”. De fato, era um regime anormal alimentar-se o cativeiro no continente da liberdade. Nada mais esdrúxulo e desumano cada nação americana proclamar-se livre de sua metrópole e, ao mesmo tempo, conservar a explorar a escravidão. Um verdadeiro contra-senso. E foi para evitá-lo que o grande José Bonifácio, ao ser feita a Independência, indicou, em célebre manifesto, que fosse imediatamente declarada a manumissão. A idéia não venceu. Mas havia de vencer. Efetivamente, o Amazonas, ao libertar seus escravos,dava um grande passo à igualdade social do homem em terras brasileiras e cumpria a maçonaria com um dos escravos no Amazonas foi solenizada em praça pública. Por sua vez, a assinatura da Lei Áurea fora festivamente comemorada pelas lojas maçônicas amazonenses,com um desfile cívico, um grande acontecimento social e altamente humanisco. Como sinal de reconhecimento ao empenho da maçonaria a favor da emancipação, representada, nesta região , pelas lojas “Esperança e Povir “ e “Amazonas”,ambas receberam o título de beneméritas, conferindo pelo, marechal Deodoro da Fonseca, presidente da República do Brasil e Grão Mestre soberano, Grande comendador da Ordem maçônica no Brasil.



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