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BRASIL VAI LIDERAR COM O BIODIESEL
(Jerson Aranha)

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BIODIESEL ASSEGURADO NO BRASIL O álcool e o biodiesel no Brasil O álcool é um combustível que já tem seu lugar assegurado na matriz energética brasileira. O biodiesel, por sua vez, apesar da grande solução que pode representar, ainda não passa de uma auspiciosa promessa. Álcool no Brasil - Em resposta às crises do petróleo da década de 70, o governo brasileiro criou o PROALCOOL. Esse programa, lançado em 1975, tinha como objetivo garantir o suprimento de combustível para o país, substituir a gasolina por um combustível renovável e encorajar o desenvolvimento tecnológico da indústria da cana-de-açúcar e do álcool. Na primeira fase do PROALCOOL, até 1979, a ênfase foi na produção de álcool anidro, com 99,33% de etanol, para ser misturado à gasolina. Na segunda fase, que começou com a crise do petróleo de 1979, o foco passou a ser a produção de álcool hidratado para ser usado diretamente como combustível para carros. Em dezembro de 1984, o número desses carros atingiu 1,8 milhão de unidades, o que representava, na época, 17% da frota nacional. Um protocolo entre os fabricantes de carros e o Governo Federal foi assinado e destilarias foram montadas exclusivamente para a produção de álcool diretamente da cana-de-açúcar. Entre 1983 e 1988, os carros movidos a álcool representavam mais de 90% do total das vendas. Em 1994, o Brasil tinha mais de 4,6 milhões de carros a álcool. Contudo, quando os preços do petróleo começaram a cair, a partir do final da década de 80, o governo reduziu os subsídios e, assim, começou o declínio da produção. No final da década de 90, a venda de carros a álcool representava apenas 1%. A partir de 1989, o Programa sofreu uma crise prolongada, mas o álcool ainda continua sendo um importante componente da gasolina, com um percentual atual de 25% da mistura, percentual esse inédito no mundo. Esclareça-se que o Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, de açúcar e de álcool combustível. Existe atualmente uma grande possibilidade de o Brasil tornar-se um grande exportador de álcool para uso como um aditivo à gasolina, tanto por pressões ambientais, como pela competitividade do país. A exportação de álcool tem sido afetada por barreiras comerciais que visam a proteger os produtores americanos e europeus. Biodiesel no Brasil - No Brasil, desde a década de 20, o Instituto Nacional de Tecnologia – INT já estudava e testava combustíveis alternativos e renováveis. Desde a década de 70, por meio do INT, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT e da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira – CEPLAC, vêm sendo desenvolvidos projetos de óleos vegetais como combustíveis, com destaque para o DENDIESEL. Na década de 70, a Universidade Federal do Ceará – UFCE desenvolveu pesquisas com o intuito de encontrar fontes alternativas de energia. Com o envolvimento de outras instituições de pesquisas, da Petrobrás e do Ministério da Aeronáutica, foi criado o PRODIESEL em 1980. A UFCE também desenvolveu o querosene vegetal de aviação para o Ministério da Aeronáutica. Em 1983, o Governo Federal, motivado pela alta nos preços de petróleo, lançou o Programa de Óleos Vegetais – OVEG, no qual foi testada a utilização de biodiesel e misturas combustíveis em veículos que percorreram mais de 1 milhão de quilômetros. É importante ressaltar que esta iniciativa, coordenada pela Secretaria de Tecnologia Industrial, contou com a participação de institutos de pesquisa, de indústrias automobilísticas e de óleos vegetais, de fabricantes de peças e de produtores de lubrificantes e combustíveis.



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