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O RH COMO PARCEIRO DE PESSOAS: AS POLÍTICAS
(Djalma Barbosa & Marco Dalpozzo)

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O RH COMO PARCEIRO DE PESSOAS: AS POLÍTICAS

Um dos papéis atribuídos ao Gestor de RH em uma organização é o de parceiro das pessoas, onde se quer focar o relacionamento por meio do desenvolvimento de programas e políticas vol- tados ao atendimento básico dos colaboradores em todos os segmentos relativos ao RH. Recrutamento é o processo de identificar e atrair profissionais talentosos, internos ou externos, para atender as demandas atuais e futuras de recursos humanos de uma organização. Ele pode ser interno, quando abrange a comunidade de colaboradores, ou externo, quando aciona o mercado de trabalho. Seleção é o processo de escolha, dentre os candidatos recrutados, daquele “mais adequado” para a posição, para área ou para a organização. As técnicas de seleção mais comum são: entrevistas, testes de conhecimento, testes psicológicos, provas situacionais e dinâmicas de grupo. Os programas de formação e treinamento podem ser classificados como: programas de for- mação, programas de aperfeiçoamento e atualização, programas de gestão e liderança, progra- mas técnicos e programas motivacionais. Eles podem ser aplicados por três técnicas: on the job training, treinamento conceitual e informativo ou jogos e simulações, podendo ser presenciais ou à distância. Potencial é o conjunto de recursos e competências, pessoais, profissionais, técnicas e com- portamentais, que garante a entrega de resultados com qualidade, adicionam valor às atividades desenvolvidas e qualifica o profissional para posições de maior nível de complexidade. Já perfor- mance refere-se ao atingimento e qualidade dos resultados efetivamente entregues. A construção de um plano de remuneração deve seguir as seguintes etapas: mapeamento das posições, análise e entendimento das posições e das competências necessárias para seus ocu- pantes, avaliação e classificação das posições em grupos, validação da estrutura pelas principais lideranças e definição da política contendo o posicionamento desejado. Existem duas formas básicas de negociação para solução das demandas geradas pelas re- lações de trabalho: convenção coletiva e acordo coletivo. As principais formas de contratação que formalizam a relação entre as empresas e os colaboradores são: trabalho efetivo, trabalho temporário, terceirização e cooperativismo. Os principais canais de comunicação utilizados pelas empresas são: quadros de aviso, boletim interno, revistas, reuniões com liderança, campanhas, rádio e televisão empresa, teatro e intranet. Além disso, as empresas devem manter canais para os colaboradores manifestarem-se ou tirar dúvidas, tais como caixas de sugestões, encontros com RH, portas abertas etc. A responsabilidade social de uma empresa começa com o respeito às leis, estatutos e normas reguladoras, evoluindo para projetos sociais e programas auto-sustentáveis que contribuam para melhorar a sociedade etc.



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